Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Enem 2024: quase 2.000 estudantes são eliminados no segundo dia de prova

Segundo o ministro, o segundo dia de aplicação do Enem ocorreu sem ‘ocorrências graves’

Educação|Thays Martins, do R7, em Brasília

Segundo dia de provas do Enem ocorre neste domingo Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O balanço preliminar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 mostrou que 1.925 estudantes foram eliminados no segundo dia de prova, neste domingo (10). O número é menor do que o do primeiro dia, quando 4.999 candidatos foram eliminados.

Os principais motivos para a eliminação foram uso de dispositivos elétricos e deixar os locais de prova antes do horário permitido. Além disso, foram registradas 1.037 ocorrências em locais de prova, tais como falta de água e energia.

Leia mais

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, no entanto, nenhum local de prova precisou ter o exame cancelado. O ministro disse que a avaliação ocorreu sem “ocorrências graves".

A taxa de abstenção no segundo dia foi de 30,6%. Camilo Santana atribuiu a baixa taxa de faltosos ao programa Pé-de-meia. Os estudantes que compareceram aos dois dias de prova terão direito a uma parcela extra do benefício, no valor de R$ 200. O programa é um incentivo financeiro para estudantes do ensino médio de escolas públicas beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).


O ministro ainda ressaltou que espera ter tido uma taxa de abstenção menor entre os estudantes do terceiro ano e que esse dado deve ser divulgado nos próximos dias.

Para os estudantes que não conseguiram fazer a prova por motivos logísticos ou por doenças infectocontagiosas, é possível solicitar a reaplicação do exame. O prazo para o pedido é entre segunda-feira (11) e sexta-feira (15). É preciso apresentar documentos que comprovem a justificativa para ter faltado. A prova será reaplicada em 10 e 11 de dezembro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.