Logo R7.com
RecordPlus
Educação
‌

Enem 2026: Saber interpretar cada questão é fundamental, diz especialista

Rafael Parente ainda aconselha a fazer ‘mapas mentais’ do seu texto antes de começar a escrever a redação

Educação|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • No próximo domingo, dia 8, ocorre o primeiro dia do Enem, com questões de linguagens, códigos e ciências humanas, além da redação.
  • Rafael Parente, especialista em educação, sugere ler o enunciado das questões várias vezes e sublinhar partes importantes para melhor interpretação.
  • Para a redação, é recomendado ler a proposta mais de uma vez e criar um esqueleto do texto antes de começar a escrever.
  • O Enem será integrado ao Saeb para avaliar e melhorar a qualidade do ensino médio na rede pública.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

No próximo domingo (8), acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o Brasil. No primeiro dia do exame serão aplicadas, além da redação, as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas. Já no segundo dia, que ocorre em 15 de novembro, os participantes vão responder às questões de ciências da natureza e matemática. Ao todo são 45 questões em cada área do conhecimento. São mais de 5 milhões de inscritos neste ano.

O Conexão Record News desta segunda-feira (2) recebeu Rafael Parente, PHD em educação e pesquisador da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), que deu dicas para os estudantes se prepararem para o exame. “Se você não souber interpretar aquela questão, lê o enunciado uma vez, duas vezes, sublinhe aquilo que achar mais importante, porque a interpretação do enunciado vai mudar completamente a forma como você vai resolver aquela questão. Precisa relacionar os conhecimentos, argumentar de uma forma sólida, trazendo fatos”, explica.

Para a redação, Parente aconselha os inscritos a não irem direto para o texto e buscarem ler a proposta mais de uma vez.

“Essa parte de construir não somente mentalmente, mas no papel mesmo, escrever no papel qual é o esqueleto do texto que você vai escrever depois, isso ajuda muito. Muita gente acha que não ajuda tanto assim, mas, se você começar a praticar em casa, fazendo mapas mentais primeiro, criando o rascunho do texto, o esqueleto do texto antes de ir para o texto em si, isso vai te ajudar muito.”

‌

Os concluintes na rede pública já foram inscritos automaticamente no Enem, que também será integrado ao Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que será fundamental na visão de Parente para entender o que os estudantes aprenderam durante o ensino médio e melhorar a qualidade do ensino da rede pública.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.