Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: no DF, estudantes avaliam que houve equilíbrio nas questões

Aplicação do exame termina às 19h; na próxima semana, candidatos fazem prova de matemática e exatas

Educação|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Estudantes na saída do Enem, em Brasília
Estudantes na saída do Enem, em Brasília Estudantes na saída do Enem, em Brasília

Após duas horas de exame, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a deixar os locais de prova. Neste primeiro dia de avaliação, eles responderam a 90 questões de língua portuguesa, estrangeira, artes, tecnologia da informação, história, geografia, filosofia, sociologia e redação.

O tema da redação desta edição foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. O termo foi um dos mais comentados no Twitter ao longo da tarde. 

O veterinário Fabiano Nazaré, 48 anos, fez a prova pela quarta vez. Ele tenta uma vaga para o curso de medicina. Para ele, a prova desse ano foi equilibrada. "Redação é no que me dou melhor. O tema não fugiu do que já esperava, um assunto social. As questões de linguagens que tive de me concentrar mais, são textos longos."

Os candidatos só podem sair dos locais de prova com o caderno de questões a partir dos trinta minutos finais da prova, ou seja, às 18h30, após 5h30 de aplicação. Quem saiu antes desse horário não levou o documento para casa. 

Publicidade

Do lado de fora de um dos locais de prova na Asa Norte, os candidatos eram recepcionados por representantes de cursinhos é faculdades privadas, com ofertas de cursos. 

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Julia de Paula, 19 anos, entregou o caderno de questões às 16h30. "Mesmo saindo mais cedo, a prova é cansativa são muitos textos. Quero fazer biologia, então vou estudar 'adoidada' nesta semana." Ela diz que um dos maiores desafios na preparação foi estudar on-line durante boa parte do ensino médio. "Senti falta do contato com professores."

Publicidade

No próximo domingo (28), os participantes retornam às salas de aula para a segunda etapa do exame, com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

De acordo com o Inep, o gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do órgão até 1º de dezembro. A data de liberação do resultado final ainda será definida pelo Instituto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.