Enem: participantes mais velhos refletem geração que ‘não aceita mais limites impostos pela idade’
Número de inscritos com 60 anos ou mais quase triplicou na edição de 2025; pesquisador detalha possíveis mudanças de comportamento
Educação|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O número de participantes com 60 anos ou mais quase triplicou nas inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025. Aumento representa mais de 191,38% desde 2022. Os dados são do Painel Enem 2025 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
No total, são mais de 4,8 milhões inscritos confirmados entre 16 e 60 anos ou mais nesta edição. Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (5), Rafael Parente, PhD em educação e pesquisador, o aumento de inscritos mais velhos “não é só uma mudança estatística, isso é praticamente uma revolução, uma transformação bastante profunda”.

“O que a gente está vendo é uma mudança de mentalidade, uma mudança da forma como as pessoas se enxergam, como elas se veem depois dos 60 anos e elas entendem que têm muito ainda para contribuir para o Brasil, têm muito a fazer nas suas vidas, têm muito a contribuir para o mundo”, explica.
Parente destaca também que essa mudança “reflete toda uma geração que não aceita mais esses limites impostos pela idade”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
