Descubra como ver o resultado do Enem
Chegou a hora de conferir o resultado do exame mais importante do Brasil.
Enem Virtual|Do R7
Depois de muito estudo e dedicação para fazer as provas do Enem, de muita ansiedade na hora de conferir o gabarito e de roer as unhas esperando a nota, chega a hora de conferir o resultado do exame mais importante do Brasil.
O processo é simples e a gente vai explicar exatamente como funciona. E aproveitando a oportunidade, ainda vamos lembrar o que dá para fazer com a sua nota do Enem passar umas dicas de onde estudar.
Confira agora mesmo!
Onde sai o resultado do Enem?
Se você tiver alguma familiaridade com vestibulares, principalmente de grandes universidades federais, deve saber que os resultados são divulgados de forma pública, o famoso listão dos aprovados.
No Enem é diferente.
O resultado fica disponível para todos os participantes, mas de forma individual. A única forma de acessá-lo é pela Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem.
Como faço para ver meu resultado no Enem?
Para descobrir seu resultado no Enem, a partir da data em que o MEC liberar o acesso, basta entrar na Página do Participante com seu CPF e senha de inscrição.
Caso não se lembre mais da senha, é possível recuperá-la na própria página.
E se você tiver instalado o aplicativo oficial do Enem para celular, dá para encontrar o resultado lá também.
O que aparece no resultado do Enem?
O resultado do Enem, ou Boletim Individual, apresenta as notas obtidas nas cinco provas:
Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias
Dá para ver como foi corrigida a minha redação do Enem?
Sim. Normalmente, 60 dias após a divulgação dos resultados do Enem, o Ministério da Educação (MEC) libera a “vista da prova de redação”.
A vista da prova, ou espelho da redação, é uma imagem digitalizada da redação que você fez e a pontuação obtida em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada competência vale até 200 pontos e a nota da redação do Enem pode ir de 0 a 1.000 pontos.
O que posso fazer com o resultado obtido no Enem?
Você está por dentro de todas as possibilidades que o Enem oferece? Relembre agora tudo o que você pode fazer com a nota do Exame:
Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entrar em uma universidade pública Participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) para tentar uma bolsa de estudos Participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para tentar ajuda do governo federal para pagar as mensalidades da faculdade Entrar direto em uma universidade particular, sem precisar fazer outra prova
Para participar do Sisu e do ProUni, só vale a nota do Enem mais recente. Já no FIES e no ingresso direto, dá para apresentar o desempenho em qualquer edição do Enem a partir de 2010.
Como o ProUni e o FIES são programas de ampliação do acesso ao ensino superior destinados a ajudar quem mais precisa, para se inscrever no processo seletivo é preciso se enquadrar nos requisitos de renda familiar - confira o edital da edição em que pretende se inscrever para saber os detalhes.
O Sisu não tem requisitos de renda, mas é o mais concorrido de todos os processos seletivos que usam a nota do Enem. Já o ingresso direto é o mais simples e tranquilo de passar.
Já o ingresso direto é a forma mais simples e descomplicada de conquistar uma vaga no ensino superior. Esse sistema é adotado por muitas faculdades privadas, e a nota exigida para passar varia entre elas. O que a gente recomenda: confira a seguir uma lista de instituições que aceita o ingresso direto e entre no site de cada uma delas. Lá você vai encontrar todas as instruções para conseguir sua vaga no curso desejado!