Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Erros ortográficos deixam pessoas menos atraentes, segundo pesquisa

Enquete com mais de 200 pessoas com contas na rede concluiu que os perfis bem redigidos têm 59% de chance de serem escolhidos para um bate papo

Educação|

Mulheres preferem homens que escrevem bem
Mulheres preferem homens que escrevem bem Mulheres preferem homens que escrevem bem

Depois, querida, ganharemos o mundo, porque só é verdadeiramente senhor do mundo quem está acima das suas glórias fofas e das suas ambições estéreis" essa passagem, escrita por Machado de Assis em uma das cartas enviadas para Carolina, sua amada, é datada de 1869.

No século 21, não é necessário escrever à mão e com um jeito pomposo para competir com a literatura de Machado, Carlos Drummond de Andrade ou tantos outros autores conhecidos da história. A questão é simples: uma mensagem cheia de erros hoje em dia pode reduzir as chances de conquista. Pelo menos é o que demonstra uma enquete realizada em outubro pelo aplicativo de relacionamento AdoteUmCara, que destaca a ligação entre um perfil sedutor e sua boa ortografia.

A enquete realizada com usuárias do aplicativo mostra que as mulheres preferem homens que escrevem bem. Seis entre dez usuárias acham "sexy" uma conversa sem erros. Ainda de acordo com os dados, um homem que não tem erros ortográficos em seu perfil tem o dobro de chance de conquistar a moça.

A enquete foi feita com mais de 200 pessoas com contas na rede e concluiu que os perfis bem redigidos têm 59% de chance de serem "colocados no carrinho", ou seja, serem escolhidos para um bate papo, enquanto que aqueles com muitos erros só têm 39% de chance.

Publicidade

O resultado demonstra que seduzir com palavras não é só coisa de poetas renomados, mas, pelo contrário, é mais atual do que nunca. Com o uso de aplicativos de chat, redes sociais e até e-mail, a nova geração seduz muito mais pela escrita do que pela fala, mas ao invés de desenvolver essa habilidade, os erros têm crescido.

São muitos os fatores que podem explicar a escrita com erros: o corretor ortográfico automático do teclado do telefone celular, o número de caracteres limitados das redes sociais e até os emoticons parecem ter um impacto extremamente negativo sobre a nossa ortografia, sem mencionar o cultivo do hábito de escrever da forma parecida com a fala, que faz com que as pessoas esqueçam de reler o que está escrito e revisar a ortografia

Portanto, está na hora de deixar as gírias de lado e focar na prática da escrita, trocando gírias por dicionários, revisões e bastante leitura, essenciais para fundamentar o conteúdo de mensagem e transformá-la em uma porta de entrada para novas (e excelentes) experiências. Para ser um bom pretendente não basta o visual, mas, principalmente, a inteligência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.