Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Escolas que homenageiam ditadores passam a ter nome de educadores no Maranhão

Novos nomes foram escolhidos por meio de votação entre docentes, alunos e comunidade

Educação|Caroline Apple, do R7

  • Google News
Criança vota em novo nome que sua escola no Maranhão
Criança vota em novo nome que sua escola no Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), alterou todos os nomes de escolas que homenageavam militares, que tiveram seus nomes incluidos no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial.

As insituições passam, a partir desta terça-feira (31), data que marca os 51 anos do golpe militar, a ter nomes de educadores e pessoas da comunidade.


Leia mais notícias sobre Educação

A Secretaria de Educação do Estado do Maranhão identificou 10 escolas nessas condições, que ganharam nomes eleitos de forma democrática por profissionais de educação, estudantes, funcionários de escolas e a comunidade onde a escola está inserida.


No site da secretaria, o governador ponderou que "não é razoável que prédios públicos continuem as homenagens" a torturadores identificados pela Comissão da Verdade.

Novos nomes

Na capital São Luís, a escola estadual que se chamava Marechal Castelo Branco passará a ser chamada de Unidade Jackson Lago. Em Imperatriz, o antigo Centro de Ensino Castelo Branco terá como novo nome CE Vinícius de Moraes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.