Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como começar a redação do Enem

O parágrafo de introdução deve apresentar o tema e a situação-problema. Veja outras dicas e se prepare

Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual|Do R7 Conteúdo e Marca

No primeiro parágrafo, o candidato deve apresentar o tema e a situação-problema
No primeiro parágrafo, o candidato deve apresentar o tema e a situação-problema No primeiro parágrafo, o candidato deve apresentar o tema e a situação-problema

Neste domingo (17) começa o Enem. E a primeira prova será a de redação. Nesta videoaula, o professor Rodrigo Bezerra trata de uma dificuldade que muito candidato relata: o parágrafo de introdução. Isso mesmo: começar o texto.

É aqui que o candidato deve apresentar o tema e a situação-problema que serão discutidos ao longo da redação. O ideal é que seja feito de maneira breve, de dois ou três períodos curtos.

É a partir do parágrafo introdutório que o candidato deve desenvolver sua redação, daí a importância de ser bem elaborado. Vá direto ao assunto. A introdução deve conter apenas informações ligadas ao tema proposto. Informações adicionais podem confundir o leitor – no caso, o corretor – e desviar a atenção.

Veja outras dicas aqui

Faltam poucos dias para o Enem, mas ainda dá tempo de treinar para a redação. Escolha um dos dez temas disponibilizados pelo projeto Esquenta Enem, uma parceria da faculdade Cruzeiro do Sul Virtual e do R7 com o portal Redação Interativa, escreva seu texto e mande. Sua redação será corrigida nos mesmos moldes do Enem e os professores apontarão onde você pode melhorar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.