Aos 16, aluno de escola pública de Sergipe fará simulação de assembleia da ONU em Harvard
Estudantes de diversas nacionalidades são designados para representar um país e defendê-lo em conflitos hipotéticos
Educação|Beatriz Kawai*, do R7

Estudante de escola pública em Aracaju, Rafael Gama, 16 anos, foi um dos dez brasileiros selecionados para participar da maior simulação da ONU (Organização das Nações Unidas), nos Estados Unidos, a Harvard Model United Nations (HMUN).
Estudante do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, ele é o único representante do estado e se classificou em quarto lugar.
Nessas simulações, cada estudante é designado para representar um país e defendê-lo em conflitos hipotéticos. No papel de chefes de Estado, os jovens desenvolvem suas habilidades pedagógicas e seus conhecimentos de políticas públicas para reivindicar questões importantes e lidar com cenários políticos intrincados.
·Compartilhe esta notícia no Whatsapp
·Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo Yuri Norberto, professor e tutor do jovem, o processo seletivo para fazer parte desse programa é realizado por instituições habilitadas dentro de cada país conveniado, seguindo diretrizes como engajamento social e participação em outras simulações.
Rafael se preparou bem. É membro do programa de embaixadores da Politize!, uma rede educacional que tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes na política, e embaixador do projeto de Ensino Médio Integral, que promove boas práticas sobre o tema.
É ainda fundador do Observatório Internacional de Notícias do Atheneu, projeto de letramento digital de estudantes que desejam ser futuros educadores.
VEJA TAMBÉM: Jovem de escola pública se inspira na ONU e cria projeto de lei

O jovem participa do Atheneu ONU, a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina, programa criado em seu colégio pelos próprios alunos após terem se inspirado na dinâmica da ONU.
Entre os principais fatores que contribuíram com a sua colocação, Rafael cita o ensino médio integral.
“Precisei desenvolver redações em que pude discorrer sobre os temas de direitos humanos e educação de qualidade, o que abordamos fortemente com nossos professores e em projetos na escola. Fiz uso do pensamento crítico, também muito estimulado durante as aulas, além de contar com a minha bagagem com o projeto Ateneu ONU”, conta o estudante.
A viagem deve acontecer em janeiro de 2024 e será financiada pela BYA (Brazilian Youth Academy), a instituição responsável por intermediar o processo entre a ONU e o estudante.
*Sob supervisão de Vivian Masutti
VEJA MAIS: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2023 ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, o R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que selecionassem as matérias mais cobradas na prova, de todas as áreas do conhecimento. "A importância d...
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2023 ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, o R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que selecionassem as matérias mais cobradas na prova, de todas as áreas do conhecimento. "A importância desse raio-X é otimizar o plano de estudos de cada estudante, evidenciando onde o aluno deve focar e seu tempo de dedicação ao longo do ano", afirma Idelfranio Moreira, gerente de ensino e inovações educacionais da plataforma. Confira a seguir os assuntos mais citados no Enem de 2009 a 2022:























