Educação Estudantes do ITA se preparam para lançar foguete com alcance de três mil metros

Estudantes do ITA se preparam para lançar foguete com alcance de três mil metros

Lançamento será realizada no campeonato Latino American Space Challenge entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí, interior de SP

Resumindo a Notícia

  • Estudantes do ITA devem lançar foguete em competição.
  • Equipe universitária participará do campeonato Latino American Space Challenge.
  • Competição será realizada entre 5 e 7 de agosto em Tatuí.
  • Meta é atingir 100 mil metros até 2026.
equipe Rocket Design prepara o lançamento do foguete Montenegro 1

equipe Rocket Design prepara o lançamento do foguete Montenegro 1

Divulgação

A equipe Rocket Design do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) se prepara para o lançamento do foguete Montenegro 1, que será realizada no campeonato Latino American Space Challenge entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí, interior de São Paulo.

A expectativa dos estudantes, nesta edição do evento, é que o modelo atinja a altura de três mil metros durante o lançamento. Para o aluno e presidente da equipe, João Aguiar, 20 anos, a oportunidade de criação de cada projeto possibilita novos estudos e avanços para o setor aeroespacial brasileiro. “Até 2026, nossa meta é ultrapassar a linha de 100 mil metros e chegar ao espaço”, afirma João.

Cerca de 40 participantes, formados por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, integram a equipe criada em 2011, que tem como principal objetivo formar profissionais de alto impacto e CEOs do mercado aeroespacial.

“Quando mais novo fui pesquisando qual o melhor lugar do país para se cursar engenharia e cheguei no ITA. Estudei muito para conseguir entrar”, lembra. Fã de Star Trek (Jornada nas Estrelas) e Star Wars (Guerra nas Estrelas), o estudante sempre sonhou em atuar no setor aeroespacial. “Fui crescendo e me apaixonando mais pela área. O pontapé foi nas participações em olimpíadas de astronomia”, diz.

Durante a pandemia, o estudante lembra das dificuldades enfrentadas por ele e pela equipe. “No período com as aulas virtuais sentíamos dificuldades para assimilar o conteúdo passado. Foi uma fase que também tive de me esforçar muito e me dedicar para melhorar o aproveitamento e o rendimento.”

Todos os anos, a equipe projeta, constrói e lança foguetes para competições internacionais. “A cada projeto buscamos novas formas de aprimorar o foguete, seja por meio de pesquisa ou desenvolvimento de novas tecnologias. O objetivo é melhorar ainda mais o nosso desempenho nas competições e avançar o setor aeroespacial brasileiro”, explica Aguiar.

O time conta com o patrocínio financeiro da marca Pravaler. “É um projeto que necessita de um desenvolvimento e investimento maior para a realização e pretende incentivar a inovação no setor aeroespacial e a formação de profissionais qualificados com potencial relevante ao país.”, comenta, Beto Dantas, gerente de operações da organização.

Serviço:

Latino American Space Challenge.
Local: Cabo Canavial, Tatuí (SP).
Ingressos pela internet.

Últimas