Estudantes marcam atos em 150 cidades contra cortes na Educação
Entidades estudantis questionam o contingenciamento de verbas do MEC em 20 Estados. Também são esperados atos nos Estados Unidos e Europa
Educação|Karla Dunder, do R7
Entidades estudantis marcaram atos em defesa da Educação em 150 cidades de 20 Estados para esta quinta-feira (30).
Os protestos são organizados por estudantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Secundaristas) contra o contingenciamento de recursos do MEC (Ministério da Educação).
Atos reúnem manifestantes em mais de 200 cidades contra cortes
Tanto UNE como Ubes destacam que os atos são uma resposta à decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que reduziu o orçamento das universidades federais, bloqueou recursos para ações e programas da área e cortou bolsas de pesquisa.
Em São Paulo, o ponto de encontro será às 16h no Largo da Batata e os manifestantes seguirão até o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. Na capital mineira, a praça Afonso Arinos será o ponto de encontro às 17h. No Rio de Janeiro, os protestos começam às 15h na Candelária. E em Brasília, os estudantes devem se reunir às 10h em frente ao Museu Nacional.
Também são esperados atos fora do Brasil. Estudantes nos Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Suíça, Holanda e Luxemburgo.
Os principais sindicatos de educadores paulistas convocaram os servidores para paralisarem as atividades nesta quinta-feira.