Resumindo a Notícia
- Mais de 130 mil candidatos devem fazer primeira fase da Fuvest 2021 neste domingo (10)
- Portões serão abertos ao meio-dia e o uso de máscaras são obrigatórias durante a prova
- Salas de aula vão receber apenas 40% da capacidade para evitar contaminação pelo vírus
- Aprovados na 1ª etapa fazem 2ª fase nos dias 21 e 22 de fevereiro; resultado sai em março
Estudantes deverão usar máscara durante a prova e manter a distância de 1,5 m
LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO - 7.01.21Estudantes que buscam uma vaga na USP (Universidade de São Paulo) farão a primeira fase da Fuvest neste domingo (10). A previsão é que mais de 130 mil inscritos façam a prova. Os aprovados na primeira etapa farão a segunda fase nos dias 21 e 22 de fevereiro e o resultado deve ser divulgado no dia 19 de março.
Os portões serão abertos ao meio-dia para evitar aglomeração e a prova começará às 13h. Os candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha. Saída está liberada a partir das 16h.
Os candidatos devem levar um documento com foto e caneta esferográfica azul. Lápis e borracha, apontador e régua transparente são permitidos para o rascunho. Relógios estão proibidos.
A Fuvest recomenda que os candidatos levem a própria água, muitas escolas estão com os bebedouros interditados. Somente será permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação deverá ser feita fora, em local apropriado indicado pelos fiscais.
O calendário do vestibular precisou ser alterado devido a pandemia de coronavírus e medidas de segurança sanitárias serão adotadas durante a prova para evitar a disseminação da doença. O uso de máscara é obrigatório e a Fuvest recomenda que os estudantes levem ao menos uma máscara adicional. Só será possível ficar sem a máscara durante o reconhecimento facial.
Já os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
Em cada carteira, haverá um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção do espaço e a ocupação das salas de prova será inferior a 40% da capacidade máxima. Já as carteiras serão colocadas com distância de 1,5 m entre cada uma.
Portas e janelas deverão permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
Estudantes que apresentarem sintomas ou que tiveram contato com pessoas infectadas com a covid-19 não deverão fazer a prova. Eles devem entrar em contato com a Fuvest para pedir o valor da ingressão. Não haverá reaplicação de prova.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 1º de fevereiro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 21 e 22 de fevereiro.
A primeira fase da Fuvest tem 5 horas de duração e os estudantes devem responder a 90 questões de multipla escolha relativas às matérias do ensino médio: português e literatura, matemática, história, geografia, física, química, biologia e inglês. Algumas questões podem ser interdisciplinares.
Para 2021, a USP oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular. Outras 2.905 vagas são destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).