Fuvest 2024: não escreva mais do que deve e organize as respostas da segunda fase
Candidatos responderão a dez questões de português e terão prova de redação neste domingo (17)
Educação|Beatriz Kawai*, do R7
Os 30 mil candidatos da segunda fase da Fuvest terão quatro horas para responder a dez questões discursivas de português e elaborar uma redação dissertativa-argumentativa, neste domingo (17) — tudo para concorrer a uma das 8.147 vagas na USP (Universidade de São Paulo), a melhor instituição de ensino superior da América Latina.
Durante a avaliação, a dica é ficar atento ao tempo, já que as respostas demandam controle e objetividade, segundo Guilherme Suman, professor de literatura na plataforma pré-vestibular Aprova Total.
Para isso, é preciso criar um plano estratégico para organizar todas as informações necessárias dentro do limite indicado no papel, que não deve ser ultrapassado.
O diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Wander Azanha, lembra o candidato de ser o mais sucinto possível e não encher a resposta com informações inúteis, para evitar contradições e arriscar ter nota zero. "Se errar, risque o erro e siga em frente na resposta. Faça em letra legível e decente."
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Controlar o tempo e se atentar aos critérios de correção são orientações essenciais para desenvolver respostas claras e adequadas: "Preserve o máximo de formalidade nas questões discursivas, bem como na própria prova de redação", diz Suman.
Em português, as questões abordarão gramática, interpretação de texto e literatura, o que inclui as leituras obrigatórias.
Na véspera, confira resumos das obras e suas anotações. Lembre-se de que esse é o momento de revisão e sem estudo pesado.
Para a redação, Luiz Carlos Dias, coordenador de redação do Colégio Etapa, ressalta que a estrutura da Fuvest é diferente da cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "A fundação quer saber se o estudante consegue discutir as perspectivas sobre fenômenos sociais, políticos e científicos", diz.
Portanto, é preciso sustentar os argumentos com dados, informações sólidas e demonstrar repertório externo, a fim de se posicionar criticamente.
*Sob a supervisão de Lello Lopes
NÃO PERCA: Descanso e organização: 7 dicas para afastar o nervosismo antes da 2ª fase da Fuvest