Gol, vitória e liderança do Flamengo valem bolsa de estudo em faculdade
Universidade Brasil, cujo reitor é Fernando Costa, passou a patrocinar clubes e oferecer descontos para público entre as faixas C/D/E de renda
Educação|Do R7

Dois em cada dez brasileiros que acompanham o futebol torcem para o Flamengo. O dado, divulgado em uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), mostra ainda que quase um quarto dos flamenguistas pertence às classes C, D e E, cuja renda média gira em torno de R$ 1.500.
É justamente para torcedores que não têm condições de pagar uma faculdade que a Universidade Brasil criou o projeto Esporte com Educação. São oferecidos descontos em cursos superiores e também bolsas integrais.
Os cursos podem ser presenciais ou à distância na própria Universidade Brasil ou em entidades parceiras em todo o país.
O objetivo é que o torcedor tenha pela educação a mesma paixão que tem pelo time. A intenção é usar a força do Flamengo, em nível nacional, para converter essa paixão do futebol na esperança da educação, explica o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa.
— Nós, da universidade, queremos contribuir muito com a nação flamenguista, não só no esporte, mas também na educação. Este grande projeto de parceria, Esporte com Educação, vem para transformar a vida de muitos jovens e contribuir para um Brasil melhor. Como disse Paulo Freire: "educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
As ações do projeto estão diretamente ligadas aos jogos do Flamengo. Quando um jogador do time faz um gol, por exemplo, ele pode escolher um torcedor jovem de baixa renda para receber uma bolsa de estudos integral (Bolsa Artilheiro da Educação).

A cada rodada que o clube terminar o Campeonato Brasileiro na liderança, mais uma bolsa pode ser concedida pelos integrantes da comissão técnica (Bolsa Sempre na Liderança).
Dentro do clube, também são dadas oportunidades a funcionários ou dependentes, em caso de vitórias do time — trata-se da Bolsa Vitória da Educação.
Para completar, o projeto Minha Faculdade Rubro-Negra banca até metade das mensalidades (cursos presenciais e à distância) da Universidade Brasil. Também estão no programa os cursos presenciais nas instituições parceiras no Rio, como o Centro Universitário UNIMSB - Moacyr Bastos, SUESC e Faculdade de Duque de Caxias.
Quando o clube carioca selou o acordo com a Universidade Brasil, o diretor de marketing do time Rubro-Negro, Bruno Spindel, disse que, o Flamengo é “uma máquina de engajamento, entretenimento e construção de marca, e nesse sentido os parceiros têm procurado cada vez mais o Flamengo. A Universidade Brasil enxergou isso e levaremos a marca para o país inteiro. Teremos muito sucesso na parceria".
Além do Flamengo, a Universidade Brasil também patrocina e desenvolve o mesmo modelo de parceria com o Corinthians e com o Atlético Mineiro, times que também possuem um grande percentual de suas torcidas pertencentes as classes C, D e E.













