Enem 2023: Inep causa confusão ao mudar o local de prova em cima da hora em São Paulo
Há relatos de estudantes que só souberam da alteração ao chegar à escola e tiveram que pegar uma van até o novo lugar
Educação|Beatriz Kawai* e Vivian Masutti, do R7
Após ter afirmado, na última semana, que não seria possível mudar os locais de prova dos candidatos do Enem que caíram a uma distância superior a 30 quilômetros da casa deles, o Inep, responsável pelo teste, alterou as escolas de diversos estudantes dias antes da aplicação do teste — sem justificativa.
Esse foi o caso de um participante com o qual o R7 conversou, mas que preferiu não se identificar. O jovem, de 18 anos, foi surpreendido ao chegar à faculdade em que realizaria o Enem, na Pompeia (zona oeste), e se deparar com o local fechado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ele teve que pegar um transporte disponibilizado pelo Cebraspe, instituição responsável pela aplicação do exame, até o Mackenzie, na região central.
A mãe do estudante conta que ficou mais agoniada do que o próprio candidato, que, por sorte, lidou com a situação com tranquilidade. "Adolescente não abre email. Não avisaram, não mandaram por WhatsApp. [Deveriam] mandar mensagem por celular."
A reportagem também teve acesso a outros relatos semelhantes.
Contatado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo processo seletivo, confirmou que houve casos de alteração de local e afirmou que os participantes foram avisados por celular, email, WhatsApp ou SMS. Informou ainda que disponibilizou o transporte aos candidatos do antigo local para o novo.
Há inscritos, contudo, que dizem não ter recebido nenhum tipo de mensagem. Em um caso, uma estudante foi barrada na nova escola, informada na Página do Participante, pois seu nome não estava na lista. Ela perdeu o primeiro dia.
Segundo o Inep, participantes nessa situação devem pedir a reaplicação do exame, entre os dias 13 e 17 deste mês, com a justificativa de problema logístico, prevista no edital.
Um em cada quatro dos 3,9 milhões de inscritos no Enem não compareceu ao primeiro dia de provas. Isso corresponde a 28,1% dos candidatos. E mais de 4.000 foram eliminados por estarem com material proibido ou por não seguirem as orientações adequadas.
* Sob a supervisão de Vivian Masutti
VEJA: Enem 2023: saiba o que mais cai nas disciplinas que serão cobradas neste domingo