Inscrições da Fuvest terminam amanhã: entenda por que a prova se parecerá mais com o Enem
Questões da primeira fase estarão misturadas e fora de ordem, com foco na capacidade de interpretação de texto do candidato
Educação|Beatriz Kawai*, do R7
As inscrições para a Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular, vão até o meio-dia desta terça-feira, dia 10. O processo seletivo é a principal porta de entrada para a USP (Universidade de São Paulo), eleita a melhor da América Latina e do Caribe.
O estudante estará oficialmente inscrito no vestibular somente após o pagamento da taxa de R$ 191, que pode ser feito pelo site da instituição também até o dia 10.
Segundo os especialistas consultados pelo R7, o vestibular seguirá cobrando conteúdos clássicos da base curricular, mas incluirá mais questões de interpretação de texto.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
O exame é composto de duas fases, sendo a primeira realizada no dia 19 de novembro, a partir das 13h. A segunda ocorrerá em dois dias: 17 e 18 de dezembro, com provas de português e redação no primeiro e de disciplinas específicas no segundo.
Segundo Madson Molina, coordenador do curso pré-vestibular Anglo, as disciplinas serão distribuídas na prova de forma arbitrária, como em 2022 — e não reunidas conforme sua matéria, uma estrutura historicamente conhecida.
Molina destaca, nesse novo modelo, a importância de saber responder questões interdisciplinares, isto é, a cobrança de conteúdo de diferentes áreas em um único enunciado.
Sandro Vimer Valentini Jr., coordenador do cursinho pré-vestibular Poliedro de Campinas, indica que, ao se concentrar na habilidade de leitura do aluno, a prova deve se aproximar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) — que exige em esforço de leitura maior por dar sempre um contexto envolvendo atualidades.
Calendário
• Fim do período de inscrição para o vestibular: 10/10
• Prova da primeira fase: 19/11
• Provas da segunda fase: 17 e 18/12
• Provas de habilidades específicas: de3 a 11/1/2024
* Sob supervisão de Vivian Masutti
VEJA TAMBÉM: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022