Educação Inscrições para o vestibulinho das Etecs terminam às 15h desta quarta (23)

Inscrições para o vestibulinho das Etecs terminam às 15h desta quarta (23)

Valor da taxa é de R$ 33 e são oferecidas mais de 88 mil vagas no estado de São Paulo para o ensino médio técnico 

Resumindo a Notícia

  • Prazo para as inscrições do vestibulinho das Etecs terminam nesta quinta-feira (23)
  • São oferecidas mais de 88 mil vagas aos candidatos que desejam ingresar no ensino técnico
  • Instituições disponibilizam acesso à internet e computadores aos candidatos que não têm condições
Alunos devem ter requisitos para ingressarem nas instituições técnicas

Alunos devem ter requisitos para ingressarem nas instituições técnicas

Shubham Sharan/ Unsplash

O prazo para as inscrições do vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) terminam nesta quarta-feira (23) até as 15 horas. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem realizar o cadastro por meio do site da instituição, o valor da taxa é de R$ 33.

O CPS (Centro Paula Souza), responsável pelos vestibulinhos e vestibulares, oferece mais de 88 mil vagas no estado de São Paulo pelo CPS (Centro Paula Souza). Também é possível ingressar em cursos técnicos, ensino médio integrado ao técnico, ensino médio em diferentes itinerários formativos, AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

Além da oportunidade de se tornarem estudantes das Etecs, os estudantes que não tiverem acesso à internet nem computadores podem solicitar em uma unidade os agendamentos e horários disponíveis para fazer as inscrições. 

As vagas para cursos técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas — unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Cursos técnicos

Os requisitos para concorrer a uma vaga são: ter concluído ou estar cursando o ensino médio —apresentando o certificado de conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da 2ª série do colegial — ou ter finalizado o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja (Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Ensino médio

Os estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2016 devem apresentar o certificado ou a declaração de conclusão do ensino médio, expedido por órgão competente.

Vagas remanescentes de segundo módulo

Neste caso, os interessados precisam estar matriculados no 3º ano do ensino médio ou já ter concluído essa série para comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Para o cadastro reserva de vagas remanescentes do segundo módulo do ensino técnico, o candidato aprovado, mediante avaliação de certificação de competências referente ao primeiro módulo, precisa também estar cursando a 3ª série do ensino médio ou tê-la concluído para ser considerado apto e ingressar no curso técnico escolhido, caso haja vaga.

Serviço

18 de dezembro, às 8 horas: aplicação da prova presencial;
22 de dezembro, a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial;
28 de dezembro, a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão; e
3 e 4 de janeiro: prova de aptidão para os cursos de canto, dança, regência e teatro.

Últimas