Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inscrições para olimpíada científica do Brasil se encerram domingo

Ainda não foi definida uma data para a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica devido suspensão das aulas presenciais

Educação|Do R7

Inscrições abertas até domingo para a OBA
Inscrições abertas até domingo para a OBA Inscrições abertas até domingo para a OBA

As inscrições para a 23ª edição da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) foram prorrogadas devido a pandemia do novo coronavírus e se encerram no domingo (31).

Escolas públicas e particulares devem se cadastrar pelo site. Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada ainda não tem data definida para sua realização, porque depende da retomada das atividades nas escolas. 

Em 23 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 10 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 50 mil medalhas. A edição de 2019 teve a participação recorde de 884.979 estudantes de 9.965 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.

A olimpíada é dividida em quatro níveis — os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio — e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Publicidade

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

Mostra de foguetes

Organizada pela OBA, a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também prorrogou as inscrições. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. As inscrições também devem ser feitas pelo site da OBA até domingo (31).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.