Inscrições para segunda edição do Sisu 2023 começam em 19 de junho
Participantes do Enem de 2022 poderão se candidatar a vagas em duas opções de curso em instituições de ensino públicas
Educação|Agência Brasil
As inscrições para garantir uma vaga em uma instituição de ensino superior pública por meio segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas em 19 de junho.
O período de inscrição foi publicado no site oficial do Sisu e terminará em 22 de junho.
Somente os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2022 e não zeraram a prova de redação poderão se inscrever no Sisu relativo ao segundo semestre de 2023. O processo é gerido pelo Ministério da Educação (MEC).
LEIA TAMBÉM: Nota zero na redação do Enem: saiba quais são os erros que podem derrubar o candidato
Para se inscreverem, os interessados deverão acessar o portal Acesso Único ao Ensino Superior, do MEC, e clicar em “Fazer inscrição”, quando estiver disponível.
É necessário fazer o login, com o número do CPF e senha, no portal Gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo federal.
Leia também
O aluno poderá escolher duas opções de curso no Sisu 2023.
Ao escolher a primeira opção de curso, o candidato à vaga deverá escolher o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas das próprias instituições).
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
O portal Acesso Único ao Ensino Superior permite a pesquisa das vagas pelo nome do município da instituição de ensino ou do curso de graduação de interesse.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá acompanhá-la com as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. Se desejar, o inscrito ainda pode trocar de curso até o fim do prazo das inscrições do Sisu, e valerá a última escolha.
De acordo com o cronograma publicado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da chamada regular do Sisu será divulgado em 27 de junho. E a matrícula dos alunos aprovados na chamada regular deverá ser feita entre 29 junho e 4 de julho.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda terá uma chance: poderá disputar, por meio da lista de espera do Sisu, as vagas não preenchidas anteriormente. O prazo para participar da lista de espera vai de 27 de junho até 4 de julho.
O edital do processo seletivo com informações sobre a concorrência do Sisu ainda não foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Veja o cronograma
– Período de inscrição: de 19 a 22/6
– Resultado da chamada regular: 27/6
– Matrícula da chamada regular: de 29/6 a 4/7
– Prazo para participar da lista de espera: de 27/6 a 4/7