ITA terá primeiro vestibular com candidato com deficiência física
Segundo a instituição, um participante com baixa visão se inscreveu e solicitou prova tamanho A3 com fonte Arial 18
Educação|Da Agência Brasil
O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) foi realizado pela primeira vez no domingo (16) com possibilidade de inclusão de candidatos com deficiência física. O edital do concurso foi retificado em setembro, e as inscrições foram excepcionalmente reabertas entre os dias 19 e 27.
Segundo a instituição, um candidato com deficiência visual se inscreveu e solicitou prova tamanho A3 com fonte Arial tamanho 18. Ao todo, são 9.364 candidatos, que disputam 150 vagas, sendo 36 para os optantes pela carreira militar.
Leia também
O candidato com deficiência pode tentar uma vaga na modalidade civil, que não faz parte da formação aliada à carreira militar. Caso seja reprovado na fase de inspeção de saúde do concurso, poderá solicitar isenção para o comandante da Aeronáutica e, assim, ingressar no CPOR (Curso de Preparação de Oficiais da Reserva).
O requerente será avaliado por uma equipe multidisciplinar que vai analisar “se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares”.
Números
Dos mais de 9 mil inscritos, 2.218 são mulheres. Para as 36 vagas da carreira militar, são 3.691 candidatos. Os não optantes são 4.330. Há ainda 1.343 treineiros, que fazem o concurso como um teste. Os locais de prova com mais inscritos são: São Paulo (1.302), Fortaleza (1.242) e Rio de Janeiro (1.170).
Quanto às especialidades escolhidas, engenharia aeroespacial foi a primeira opção de 33% dos inscritos. Em seguida, aparecem engenharia de computação, com 32%; engenharia aeronáutica, com 16%. engenharia mecânica-aronáutica, com 9%; engenharia eletrônica, com 6%; e engenharia civil aeronáutica, com 4%.
Quanto à procedência dos candidatos inscritos, 21% vieram de escolas estaduais, 11% de federais, 1% de municipais e 67% de escolas particulares. Do total de inscritos, 34% fizeram curso preparatório.
Provas
As provas aplicadas no domingo (16), tiveram duração de cinco horas. A primeira fase teve questões de física, português, inglês, matemática e química. Já a segunda fase, haverá questões dissertativas e será aplicada em dois dias: em 8 de novembro (matemática e química); e, no dia 9 de novembro (física e redação). O início será às 13h e a duração de quatro horas.
A relação dos classificados para a segunda fase será divulgada no dia 4 de novembro. No dia 16 de dezembro, serão conhecidos os candidatos classificados para a terceira fase, que é a inspeção de saúde.