Lei que autoriza o ensino domiciliar é sancionada no Distrito Federal
Texto foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e publicado no Diário Oficial. Governo tem três meses para regulamentar homeschooling
Educação|Do R7

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que autoriza o homeschooling em Brasília. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do DF a lei passa a valer em fevereiro de 2021.
Ensino em casa pode crescer após a pandemia, dizem especialistas
De acordo com o texto publicado no DO, o governo deverá fiscalizar o desenvolvimento pedagógico, mas a responsabilidade passa a ser das famílias. Pais e responsáveis interessados nesta modalidade de ensino deverão se cadastrar na Secretaria de Educação, mas ainda não há informações como será realizado o processo.
O governo do Distrito Federal terá três meses para regulamentar a lei e dar detalhes de como será o funcionamento da educação domiciliar na prática.
Educação em casa: mães dão dicas para organizar rotina de estudos
As famílias que optarem pelo modelo deverão ser acompanhadas e aprovadas por um assistente social ou psicólogo ou pedagogo e também deverão provar que tem condições de oferecer condições de aprendizado para crianças e adolescentes. Os responsáveis também devem oferecer condições de socialização aos menores.
A lei garante que os estudantes tenham os mesmos direitos que aqueles matriculados em uma escola como o recebimento a carteira estudantil ou vale-transporte, por exemplo.
Regulamentação do homeschooling ganha novo fôlego em Brasília com isolamento por coronavírus
O texto publicado no Diário Oficial informa que o "aluno vinculado a família apta à educação domiciliar participa das avaliações periódicas, recebe diploma de conclusão e tem acesso a todos os serviços públicos de educação, sendo assegurada a igualdade de direitos entre os alunos da educação escolar e os
da educação domiciliar no Distrito Federal." Também exige que as famílias apresentem um laudo psicossocial a cada 6 meses.