Meninas cientistas: estão abertas as inscrições para prêmio às alunas do ensino médio e superior
Premiação é dedicada para jovens com talento para carreira científica promissora; formulário deve ser preenchido até o dia 31 de outubro pela internet
Educação|Do R7
A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) está com as inscrições abertas para a 4ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, dedicado às estudantes do ensino médio e da graduação, com notório talento para uma carreira científica promissora.
De acordo com o edital, serão premiadas três jovens do ensino médio e três do ensino superior, nas áreas de humanidades; biológicas e saúde; e engenharias, exatas e ciências da terra. As indicações, com a devida documentação, poderão ser realizadas até o dia 31 de outubro, por meio de um formulário online.
Leia também
Requisitos de participação:
Para a inscrição das candidatas aos prêmios será necessário o envio de uma mini-biografia atualizada com até 500 caracteres, com espaço; currículo atualizado na Plataforma Lattes; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2 mil caracteres, com espaço).
Também será necessário anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância dele, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades feitas com ajuda do professor orientador.
Avaliação
As estudantes serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.
Resultado
O resultado das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de entrega dos prêmios são em 10 de fevereiro do mesmo ano, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da sociedade no YouTube.