Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Novo ensino médio: SP inclui educação financeira e aceleração para vestibular na grade

As disciplinas projeto de vida e redação e leitura também vão fazer parte da reestruturação anunciada pela Secretaria da Educação

Educação|Do R7

Jovens terão aulas de educação financeira
Jovens terão aulas de educação financeira

O Governo do Estado de São Paulo decidiu reduzir de 12 para três o total de itinerários formativos para estudantes do ensino médio paulista e incluiu as disciplinas de educação financeira e aceleração para vestibular na grade comum.

A reestruturação foi anunciada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP), que informou ainda que a escolha dos itinerários para o ano que vem deverá ser feita entre agosto e setembro.

Os 12 itinerários formativos atuais serão reduzidos a três: ciências da natureza e suas tecnologias + matemática; linguagens e suas tecnologias + ciências humanas e sociais aplicadas; e ensino técnico.

Outra mudança está na inserção de quatro disciplinas comuns: educação financeira; projeto de vida; redação e leitura; e aceleração para vestibular.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Os itinerários são escolhidos pelos alunos do 1º ano do ensino médio, sendo que o aprofundamento é cursado durante o 2º e o 3º ano.

As mudanças ocorrem cerca de três anos depois que o ensino médio do estado passou por uma reformulação.


Em 2020, durante a gestão de João Doria (à época no PSDB, hoje sem partido), São Paulo se tornou o primeiro estado do país a mudar o currículo do ensino médio, conforme passou a prever lei aprovada em 2017, durante a gestão do presidente Michel Temer (MDB).

Naquela reformulação, ocorrida em meio à pandemia de Covid-19, quando os alunos estavam em ensino remoto, a Seduc-SP estabeleceu 12 itinerários formativos, mas a ideia se mostrou pouco efetiva.

Em âmbito nacional, o chamado novo ensino médio entrou em vigor no ano passado para alunos do 1º ano, com previsão de ser adotado para todos os alunos do país até 2024.

Recentemente, contudo, o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública para estudar novas mudanças.

LEIA MAIS: Entenda como o novo ensino médio vai mudar a vida escolar do seu filho

" gallery_id="61e720f519d224da760016af" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/educacao/novo-ensino-medio-sp-reduz-itinerarios-e-inclui-educacao-financeira-e-aceleracao-para-vestibular-na-grade-26072023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.