Educação Passado o Enem, começa a maratona de vestibulares

Passado o Enem, começa a maratona de vestibulares

Na próxima sexta-feira (15) estudantes vão encarar a primeira fase da Unesp e no domingo (17) a disputa é por uma vaga na Unicamp

Começa a maratona de vestibulares

Estudantes enfrentam maratona de vestibulares

Estudantes enfrentam maratona de vestibulares

LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Passado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes devem se preparar para uma verdadeira maratona de vestibulares que tomam a agenda até janeiro do ano que vem.

Nesta sexta-feira (15) será realizada a primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Este é considerado o maior vestibular da história da Universidade. Neste ano, são oferecidas 7.725 vagas distribuídas por 136 cursos de graduação localizados em 24 cidades paulistas.

No domingo (17) é a vez da Unicamp (Universidade de Campinas) que conta com  72.859 candidatos inscritos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. Esse número representa 80% das vagas regulares, já que desde o ano passado, o preenchimento dos outros 20% é feito através da modalidade Enem-Unicamp.

Na próxima semana, dia 24, ocorre a primeira fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pelas provas da USP (Universidade de São Paulo).

Para as provas deste ano, a Fuvest anunciou novidades como o uso de impressão colorida para os mapas e gráficos e reconhecimento facial que substitui a coleta de digital e deve tornar o exame mais seguro. 

A primeira fase do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está marcada para o dia 1º de dezembro.

Segunda fase:

Os estudantes que passarem para a segunda fase dos vestibulares terão um calendário cheio. As provas da Unesp estão marcadas para o mês de dezembro, nos dias 15 e 16. Em janeiro,  nos dias 5 e 6 acontece a segunda fase da Fuvest e nos dias 12 e 13 da Unicamp.

Arte R7