Prêmio Professores do Brasil tem inscrições abertas até sexta
Iniciativa do MEC que reconhece também os melhores professores de educação física da rede pública de ensino
Educação|Do R7

Educar por meio do esporte. Para valorizar os professores de educação física da rede pública de ensino, estão abertas as inscrições para a categoria especial “Esporte como Estratégia de Aprendizagem” do Prêmio Professores do Brasil (PPB). A iniciativa do MEC (Ministério da Educação) está em sua 12ª edição e já premiou mais de 300 professores.
Inscrições abertas para o prêmio Professor do Brasil
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Ministro da Educação conversa com professores premiados
Em 2019 o Prêmio está em sua 12ª edição do Prêmio convida a todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.
O Prêmio reconhece professores em seis categorias que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de outras cinco categorias especiais: Esporte como Estratégia de Aprendizagem, Práticas Inovadoras de Educação Científica, Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional, Educação Empreendedora e Boas Práticas no Uso de Linguagens de Mídia para as Diferentes Áreas de Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Península, por meio do Impulsiona, reconhece atividades de professores de educação física que visam à melhoria da educação. Cada um dos cinco vencedores recebe um prêmio no valor de R$ 5 mil.
Para o diretor do Impulsiona, Vanderson Berbat, “o Prêmio não só valoriza o professor de educação física, como também incentiva práticas que vão além do futebol. Já premiamos, por exemplo, iniciativas que promoviam atletismo, dança, capoeira e esportes Paralímpicos, desenvolvendo a inclusão e estimulando novas práticas nas escolas públicas de todo o País.”.
A diretora executiva do Instituto Península, Heloisa Morel, destaca a relação entre esportes e o aprendizado em sala de aula: “A atividade física tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, valores como trabalho em equipe, cooperação, foco e disciplina que são aprendidos com a prática esportiva contribui para a formação de uma sociedade mais evoluída”.
As inscrições vão até o dia 31 de maio. Para os professores interessados em participar da premiação, o Impulsiona disponibiliza informações na página www.impulsiona.org.br/ppb2019.












