Presidente do Inep rebate crítica: 'gestão é altamente técnica'
Danilo Dupas participou de audiência na Comissão de Educação da Câmara com a presença de ex-presidentes do instituto
Educação|Karla Dunder, do R7 com Agência Câmara
O presidente do Inep (nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas, participou na manhã desta segunda-feira (7) de uma audiência pública na Comissão de Educação na Câmara dos deputados.
Dupas afirmou que a gestão atual do Inep é "altamente técnica", para rebater das críticas que o MEC (Ministério da Educação) tem recebido com relação às demissões de funcionários de carreira. Também destacou que estão "trabalhando pela valorização do Inep".
Entre os questionamentos feitos pelos ex-presidentes está a interferência do ministro Milton Ribeiro nas questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Entre outras atribuições, o Inep é responsável pelas avaliações da educação básica, do ensino superior, pelos Censos da Educação Básica e Superior e pelas estatísticas da educação brasileira, além de estudos e pesquisas que servem de subsídio para as políticas públicas do setor.
A audiência foi realizada a pedido do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE). Segundo ele, o Inep tem passado por grandes instabilidades nos últimos anos, com trocas constantes na direção do órgão. Além de Dupas, foram convidados ex-presidentes da instituição em governos anteriores.