Projeto oferece cursos educativos gratuitos na quarentena
Em parceria com escolas, a plataforma Nav Digital disponibilizou aulas online para auxiliar pais e alunos durante o isolamento causado pelo coronavírus
Educação|Guilherme Carrara, do R7*
Devido ao isolamento causado pela pandemia de coronavírus, empresas de tecnologia disponibilizaram conteúdo online para auxiliar e complementar o processo de aprendizagem. A empresa Nave à Vela disponibiliza conteúdos gratuitos em vídeo voltados para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
O projeto, chamado de Nav Digital, forma parceria com escolas interessadas e tem como intenção reduzir o impacto do isolamento social na educação. As aulas oferecidas são voltadas à inovação, letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos.
Leia também
“As temáticas das aulas trazem assuntos relevantes que podem ser trabalhados em paralelo com outras disciplinas, levando a um enriquecimento de projetos multidisciplinares e sua maior compreensão", explica Bruno Ferrari, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Nave à Vela. "Além disso, a aprendizagem prática baseada na tentativa e erro, característica da aprendizagem maker, ajuda o aluno a descobrir seu meio de aprendizagem pessoal e a entender que as respostas sempre estão à uma pesquisa de distância.”
Como funciona
As aulas têm 50 minutos de duração e contam com uma contextualização do tema e curiosidades sobre o assunto tratado. Em seguida é proposto aos alunos a construção de projetos manuais para desenvolver o assunto, com dicas de como fazer e quais materiais utilizar. Um exemplo é o quadro da empatia, que ensina a criança a dizer de forma visual como está se sentindo naquele dia.
Para que os alunos tenham acesso ao material é necessário que as escolas entrem em contato com o time de especialistas do Nave à Vela por este link. Dessa forma, o representante de cada instituição poderá entender como funcionam as aulas e tirar possíveis dúvidas.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder
Veja também: