Educação Prouni: inscrições estão abertas a partir desta terça-feira

Prouni: inscrições estão abertas a partir desta terça-feira

Programa do governo seleciona candidatos para bolsas em instituições de ensino privadas. Saiba como se inscrever

Programa de bolsas de estudo do MEC está com inscrições abertas

Programa de bolsas de estudo do MEC está com inscrições abertas

Fernando Frazão/Agência Brasil

O MEC (Ministério da Educação) libera nesta terça-feira (12) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) para o primeiro semestre de 2021. O programa oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino privadas.

As inscrições devem ser feitas pelo site do programa até a às 23h59 da sexta-feira (15) e os resultados serão divulgados no dia 19 de janeiro, na primeira chamada. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de fevereiro. 

Um dos critérios de seleção do programa são as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino). Como este ano as provas foram adiadas por causa da pandemia de coronavírus e o resultado só será divulgado em março, o MEC aceita as notas do Enem de 2019. 

Podem se inscrever os candidatos que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública; tenham sido bolsistas (integral) em escolas particulares durante todo o ensino médio; tenham alguma deficiência; que sejam professores da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos professores, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Outro critério utilizado pelo Prouni é a renda:

- Para bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
 - Para bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

Últimas