Com máscara e distanciamento, estudantes realizaram a primeira prova da segunda fase da Fuvest
Aloisio Maurício / Fotoarena / Estadão Conteúdo - 16.1.2022A primeira prova da segunda fase do vestibular da Fuvest 2022 aconteceu neste domingo (16), com questões de português e redação. De acordo com a entidade, 2.177 candidatos não compareceram aos locais de exame, o que corresponde a 7% dos cerca de 30 mil vestibulandos aptos a participar, uma abstenção que fica dentro da média histórica para essa etapa.
Na primeira fase, a taxa de abstenção tinha sido de 13,7%.
Na prova que iniciou a segunda fase, os candidatos precisaram fazer a análise de diferentes tipos de texto, abordando temas relevantes e nacionais, tais como questões socioambientais e culturais. Obras literárias da lista de leitura obrigatória também foram cobradas.
O tema proposto para a redação, “As diferentes faces do riso”, foi apresentado com cinco textos de apoio para ajudar os candidatos a interpretar a proposta.
Segundo a Fuvest, a ideia era que eles explorassem "os aspectos distintos do riso, que podem ser entendidos como característica universal do ser humano, crítica política, enquadramento social e, inclusive, como forma de resistência, entre outras possíveis abordagens que sejam pertinentes ao tema".
Na segunda parte da segunda fase, que será realizada na segunda-feira (17), os estudantes responderão a 12 questões de matérias específicas de acordo com o curso escolhido.
A lista com o nome dos candidatos aprovados será divulgada no dia 11 de fevereiro.