Provão Paulista: 810,8 mil alunos do 1º e 2 ano do médio fazem amanhã o primeiro dia do exame
Estudantes que não realizarem a prova em 2023 e 2024 serão excluídos do processo e não poderão fazer no 3º do médio
Educação|Do R7

Chegou a hora dos alunos dos primeiro e segundo anos do ensino médio fazerem o Provão Paulista, que começa nesta sexta-feira (1º), com 24 questões sobre linguagens e mais 24 testes sobre ciências da natureza. Os estudantes que não fizerem a prova serão eliminados do processo e não poderão utilizar os resultados para ingressar em instituições do ensino superior.
Os alunos do 3º ano do médio realizaram suas levas de provas em 29 e 30 de novembro. Confira detalhes na arte abaixo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O resultado é uma somatória das avaliações, portanto, os estudantes do primeiro e segundo ano devem realizar a avaliação em 2024 e 2025, além da edição deste ano. Os alunos que não participarem do processo em qualquer um dos três, ou dois anos, serão desclassificados do Provão Paulista.

Como esta é a primeira edição da avaliação, os alunos matriculados no 3º ano em 2023 terão suas notas compostas somente pela prova deste ano — 80% das questões de múltipla escolha e 20% da redação.
O resultado dos alunos do 2º ano será divido entre a edição do segundo ano (30%) e a prova do terceiro ano — 50% das questões e 20% da redação.
A partir de 2025, os alunos terão suas notas divididas da seguinte maneira:
• Provão Paulista Seriado I: 15% (prova do 1º ano)
• Provão Paulista Seriado II: 25% (prova do 2º ano)
• Provão Paulista Seriado III: 40% das questões e 20% da redação (prova do 3º ano)
A ideia do novo vestibular é avaliar o conhecimento dos alunos ao longo do ensino médio, e não somente no último ano.

Esta terça-feira, dia 10, é o fim do prazo para quem quer se inscrever na Fuvest, que ocorre no dia 19 de novembro e é a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo, a USP. O R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que sele...
Esta terça-feira, dia 10, é o fim do prazo para quem quer se inscrever na Fuvest, que ocorre no dia 19 de novembro e é a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo, a USP. O R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que selecionassem as matérias mais cobradas na prova, de todas as áreas do conhecimento. "A importância desse raio-x é otimizar o plano de estudos de cada estudante, evidenciando onde o aluno deve focar e seu tempo de dedicação ao longo do ano", afirma Idelfranio Moreira, gerente de ensino e inovações educacionais da plataforma. Confira a seguir os assuntos mais citados na Fuvest de 2009 a 2022: VEJA MAIS: a 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022


















