‘Provão Paulista vai nos aproximar dos alunos da rede pública de SP’, diz reitor da Unicamp
Antonio Meirelles espera que as universidades paulistas passem a ter maior influência sobre o que é dado no ensino médio
Educação|Vivian Masutti, do R7
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou nesta segunda-feira (31) que vai tirar 325 vagas de graduação das 639 que oferece via Enem para o Provão Paulista. Ao todo, a Unicamp terá 2.540 vagas no ensino superior em 2024.
O novo programa, voltado a alunos do ensino médio das escolas estaduais de São Paulo, vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, da Unicamp e da Unesp, além da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, já para o ano letivo de 2024.
A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para ingresso nas universidades públicas de São Paulo.
“Será ótimo contarmos com um acesso maior a esses alunos da rede estadual. Algo que o Enem ainda não conseguiu emplacar em São Paulo. Vamos julgar e avaliar os resultados”, afirma Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
“É bom que as universidades paulistas tenham influência sobre o que é dado no ensino médio. Esse impacto pode ser muito importante para nós”, completa.
A nova avaliação da Secretaria da Educação começa a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação.
O teste poderá ser utilizado como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início do curso em 2024.