Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Provão Paulista: Secretaria da Educação investiga vazamento do tema da redação antes do exame

O tema 'Desafios do combate à fome' circulava em uma rede social na quarta-feira (29), dia anterior ao da aplicação da prova

Educação|Beatriz Kawai*, do R7

Tema da primeira redação do Provão Paulista foi 'Desafios do combate à fome'
Tema da primeira redação do Provão Paulista foi 'Desafios do combate à fome'

A Seduc-SP (Secretaria de Educação de São Paulo) afirmou nesta sexta-feira (1º) que vai criar uma comissão para investigar o vazamento do tema da redação do Provão Paulista. O tema "Desafios do combate à fome" circulou nas redes sociais na quarta-feira (29), um dia antes de ter sido aplicado nas escolas em todo o estado de São Paulo.

Somente alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a redação na quinta-feira (30), segundo dia da avaliação.

Essa é a primeira edição do exame, destinado aos alunos de escolas públicas paulistas para que ingressem em instituições de ensino superior estaduais.

Nos comentários de um vídeo no TikTok, uma jovem responde o tema da redação e, ao ser questionada, diz que a prova foi aplicada em sua escola na terça-feira (28), por engano.


O exame seria aplicado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, porém foi adiado por um dia, por conta da greve do Metrô, da CPTM e da Sabesp.

Confira: Provão Paulista: alunos prejudicados pela greve do Metrô não serão eliminados


Segundo a Seduc-SP, a comissão será responsável por investigar todas e quaisquer falhas, incluindo "os indícios de vazamento do tema da prova de redação da 3ª série em três escolas participantes", a fim de garantir a continuidade imparcial do processo que dá acesso a mais de 15 mil vagas em instituições de ensino superior público.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

A comissão será composta de membros das instituições de ensino para as quais o Provão oferece vagas, além de representantes da Seduc-SP.

A aplicação e a organização do exame são de responsabilidade da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Contata pela reportagem, a fundação direcionou todas as manifestações referentes ao Provão a serem tratadas com a Seduc-SP.

Provão Paulista

O processo seletivo é uma iniciativa do estado de São Paulo, com mais de 1,2 milhão de alunos inscritos em 2023. Ela garante vagas nas seguintes instituições:

• USP (Universidade de São Paulo);

• Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);

• Unesp (Universidade Estadual Paulista);

• Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo);

• Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo).

*Sob a supervisão de Pedro Marques

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.