Provão Paulista: USP e Fatecs receberão 5.300 alunos pelo novo processo já em janeiro
Unesp e Unicamp, que também fazem parte do programa, ainda não especificaram para qual semestre oferecerão suas vagas
Educação|Vivian Masutti, do R7
A Universidade de São Paulo (USP) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) vão ser as primeiras insituições de ensino público estaduais que receberão alunos por meio do novo Provão Paulista.
Já em janeiro, a USP terá 1.500 vagas para os estudantes selecionados pelo programa, enquanto as Fatecs terão 3.800 oportunidades.
Unicamp e Unesp reservaram 350 e 980 vagas para o ano que vem, respecticvamente, mas não especificaram ainda em qual semestre. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) já informou que recebrá 2.600 alunos em cursos de graduação a partir de julho.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a criação do Provão Paulista na última segunda-feira, dia 10.
O programa vai selecionar já para o ano letivo de 2024 alunos do ensino médio de escolas públicas para 3.000 vagas de graduação ofertadas por USP, Unicamp e Unesp, e 10 mil que virão da Univesp e das Fatecs do Centro Paula Souza.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Em 2023, a nova avaliação deve ser aplicada em novembro, com questões de múltipla escolha e redação. A partir dos próximos anos, haverá uma seleção seriada desde o primeiro ano.
O exame seguirá os moldes de um vestibular e será aplicado em uma única data, a ser definida.
"Façam o nosso Provão Paulista, brilhem, vão para a universidade e sejam felizes. É tudo o que a gente quer”, reforçou Tarcísio.
VEJA MAIS: Aluna de escola púyblica inventa monitor cardíaco para sonâmbulos