Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Retrospectiva 2020: o ano do ensino remoto em todo o mundo

Com a pandemia, professores tiveram de se reinventar. No Brasil, estudantes enfrentaram problemas com conexão e acesso às aulas

Educação|Karla Dunder, do R7

Escolas fechadas marcaram a história da Educação neste ano de 2020
Escolas fechadas marcaram a história da Educação neste ano de 2020 Escolas fechadas marcaram a história da Educação neste ano de 2020

Este 2020 foi o ano que professores tiveram de se reinventar e de uma hora para outra. O ensino remoto virou uma realidade em praticamente todo o mundo para evitar a transmissão de coronavírus.

No Brasil, as atividades escolares foram suspensas em meados do mês de março. As redes privadas e públicas tiveram de se reinventar de uma hora para outra para dar continuidade às atividades escolares.

'Sem wi-fi': pandemia cria novo símbolo de desigualdade na educação

A mudança foi abrupta para as plataformas online. Estados apostaram em aulas pela internet, transmitidas pela TV e até rádio, em algumas regiões do país. O cenário de escolas fechadas colocou em evidência a desigualdade social do país. Muitas crianças não tiveram acesso às aulas por falta de conexão com a internet ou baixa qualidade do sinal. 

Publicidade

ONU: 43% das escolas não têm lugar para alunos lavarem as mãos

Em um país com dimensões continentais, o acesso às aulas afetou principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Como apontou uma pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 4,8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil vivem em casas sem acesso à internet.

Publicidade

O Unicef também apontou outro problema relacionado ao ensino remoto: a fome. A segunda etapa da pesquisa Impactos Primários e Secundários da Covid-19 em Crianças e Adolescentes divulgada neste mês de dezembro, os impactos sociais da crise são sentidos por mais de 20 milhões de brasileiros, que deixaram de comer por falta de dinheiro. Mais da metade dos entrevistados pelo Unicef, 54%, não recebeu nenhum tipo de alimento escolar neste período de pandemia.

ONU pede reabertura de escolas para evitar 'catástrofe' na Educação

Publicidade

Tanto as decisões sobre a suspensão das aitividades presenciais como a possível retomada ficaram a cargo do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), não houve coordenação do MEC (Ministério da Educação).

Retomada

Cada estado definiu um plano para a retomada das atividades escolares conforme o número de casos de covid e a ocupação dos hospitais. O primeiro a voltar foi o Amazonas, em agosto.

Em São Paulo, o governo lançou o Plano São Paulo para a retomada das atividades, mas deixou a decisão final de abrir as escolas para as prefeituras. A capital deve retornar apenas em fevereiro de 2021.

Ações na Justiça também marcaram a volta às aulas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.