Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Saiba como se preparar para o vestibulinho das Etecs que acontece neste domingo

Manter a tranquilidade e a revisão das matérias em dia, além de relaxar, estão entre as recomendações para se sair bem 

Educação|Vivian Masutti, do R7

Estudantes fazem prova da Etec neste domingo, dia 4
Estudantes fazem prova da Etec neste domingo, dia 4

A prova do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre acontece neste domingo, dia 4, a partir das 13h30, com duração máxima de quatro horas.

Mais de 94 mil candidatos devem fazer o exame. Os cursos são ministrados em 233 cidades do estado de São Paulo.

Os locais de prova podem ser consultados aqui. O gabarito será divulgado no dia 12 de junho, a partir das 15 horas, e o resultado será informado no dia 6 de julho.

LEIA MAIS: Curiosidade: saiba como é cursar o ensino médio em diferentes países


Professores que acompanham o dia a dia do vestibulando recomendam que o candidato respire fundo, mantenha a calma e revise as instruções para fazer o exame com tranquilidade. Eles devem chegar com uma hora de antecedência para evitar imprevistos.

“Para minimizar a ansiedade, orientamos que o candidato verifique o local da prova um dia antes, considerando quanto tempo ele demora para chegar e, caso tenha que se locomover de transporte coletivo, considere também os horários do transporte aos domingos", diz Amneris Caciatori, supervisora da gestão pedagógica das Etecs. "No dia anterior, durma cedo. E, no dia do exame, tenha uma alimentação leve. É importante levar uma garrafa com água.”


Priscila Paiero, da equipe da supervisão pedagógica das Etecs, recomenda controlar bem o tempo de cada questão da prova, começando pelas áreas com as quais o candidato mais se identifique. Se perceber que está demorando muito, pule a pergunta e retorne depois.

Ela ainda aconselha tirar o fim de semana para descansar ou se divertir. “O exame é o final de um processo que já começou muito antes. Por isso, estudar um dia antes da prova pode não ser uma boa estratégia e deixar o candidato mais ansioso. Assim, no sábado, aproveite para fazer atividades tranquilas e relaxantes, como assistir a um filme, por exemplo.”


Fique atento

• Lembre de conferir o local do exame no site, no menu Área do Candidato

• Os portões da escola serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30, pontualmente. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato

• Depois do início da prova, às 13h30, é preciso permanecer na sala até, no mínimo, as 15h30. Após esse horário, será possível deixar o local e levar o caderno de questões

• Para fazer o exame, é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto número dois, borracha e régua

• É indispensável a apresentação de um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados

• Somente serão aceitos documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais dos respectivos emissores

• Vale ressaltar que o não cumprimento das normas que regem o vestibulinho das Etecs pode desclassificar o candidato

Leia também

Como é a prova

O exame para cursos técnicos terá 50 questões, contendo cinco alternativas cada uma, das quais apenas uma resposta é a correta.

O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental 2 nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Cada questão vale 1 ponto.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados, segundo o Centro Paulo de Souza, autarquia que administra as Etecs.

Exames diferentes

O conteúdo das provas varia de acordo com a modalidade escolhida pelo candidato.

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes do segundo módulo e aos cursos de especialização técnica, o candidato fará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais da habilitação escolhida. Cada questão vale 1 ponto.

A exceção é o curso de gestão de projetos online, que terá 15 questões de múltipla escolha relacionadas às competências de língua portuguesa, literatura, comunicação e trabalho e outras 15 relacionadas às competências de matemática do ensino médio. Cada questão vale 1 ponto.

Inscritos para os cursos de técnico em canto, dança, regência e teatro serão avaliados por prova-teste e também por prova de aptidão.

Bônus

O vestibulinho das Etecs conta com o sistema de pontuação acrescida, que é o acréscimo de pontos à nota final obtida no processo seletivo para o candidato que declarar ser afrodescendente e/ou comprovar ter cursado integralmente da quinta à oitava série ou do sexto ao novo ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Concorrência do vestibulinho 2023/2

Confira a relação de candidato por vaga de alguns cursos mais concorridos:

• Enfermagem, da Etec Carlos de Campos: 13,53 

• Desenvolvimento de sistemas, da Etec Lauro Gomes: 8,4 

• Desenvolvimento de sistemas, da Etec Guarulhos: 8,03 

• Administração, da Etec Guarulhos: 7,68 

• Nutrição e dietética, da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes: 6,43 

• Canto, da Etec São Paulo: 6,43 

• Teatro, da Etec São Paulo: 6,33 

• Viticultura e enologia, da Etec Benedito Storani, de Jundiaí: 4,45

• Veterinária, da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales: quase 3

Vagas do vestibulinho 2023/2

Os candidatos inscritos nos cursos do primeiro módulo do ensino técnico (online) e em especialização técnica de nível médio (online) concorrerão a 4.560 vagas, distribuídas nos seguintes cursos:

1.260 para técnico em administração

240 para técnico em comércio

960 para técnico em desenvolvimento de sistemas

480 para técnico em guia de turismo

300 para técnico em secretariado

660 para técnico em transações imobiliárias

660 para especialização técnica em gestão de projetos

VEJA TAMBÉM: Vestibulares de inverno têm mais de 5.000 vagas; confira os prazos e os valores de inscrição

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.