Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que é possível fazer com a nota do Enem

O exame funciona como porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil e até mesmo para instituições em Portugal

Educação|

Com a nota do Enem é possível se candidatar programa de bolsas e financiamento
Com a nota do Enem é possível se candidatar programa de bolsas e financiamento Com a nota do Enem é possível se candidatar programa de bolsas e financiamento

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta sexta-feira (17) os resultados do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os resultados estão disponíveis no site e no aplicativo do Enem.

O exame é a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil e até mesmo para instituições estrangeiras, como as de Portugal. Com a nota do Enem também é possível se candidatar para programas de bolsas e financiamento para faculdades particulares, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também: MEC diz que 143,7 mil participantes 'zeraram' em redação no Enem

Além de poder participarser do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona para universidades públicas.

Publicidade

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu seleciona estudantes para as universidades federais do país. Como pré-requisito, o candidato precisa ter atingido uma nota acima de zero na redação do Enem. O estudante pode escolher até duas opções de cursos ofertados pelas universidades participantes e o sistema irá selecionar os mais bem classificados de cada curso, de acordo com as notas no exame.

Publicidade

As inscrições serão de 21 a 24 de janeiro de 2020 e o resultado será anunciado no dia 28. Quem não passar na primeira chamada e desejar entrar na lista de espera, a janela de inscrição será de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Publicidade

O ProUni é o programa para quem deseja estudar com bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever, é preciso ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter obtido o mínimo de 450 pontos na prova e ter atingido nota acima de zero na redação.

Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar mensal do candidato deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já o benefício de bolsas parciais aceita estudantes com renda de até três salários mínimos por pessoa.

As inscrições serão de 28 a 31 de janeiro de 2020. Os aprovados na primeira chamada serão conhecidos no dia 4 de fevereiro, enquanto os da segunda chamada serão anunciados em 18 de fevereiro de 2020.

Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é a modalidade em que o governo financia seu estudo, com cobrança gradual ao longo dos anos. O candidato precisa obter o mínimo de 450 pontos na prova múltipla escolha e nota acima de 400 na redação.

O candidato tem duas modalidades no programa: a primeira, com juros zero, exige que a renda da família seja de até três salários mínimos por pessoa. A segunda, chamada de P-Fies, inclui bancos privados como agentes financeiros do empréstimo, com limite de renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

A inscrição para o programa será entre 5 e 12 de fevereiro de 2020, com os resultados previstos para dia 26 do mesmo mês. A inscrição na lista de espera poderá ser feita entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2020.

Ingresso direto em universidades

Universidades estaduais, como a USP e Unicamp, também passaram a aceitar a nota do Enem como forma de ingresso para os seus cursos. Algumas faculdades privadas também aceitam a nota.

Universidades portuguesas

Para quem deseja experiência internacional, a nota do Enem também pode ser utilizada para processos seletivos em mais de 40 instituições de ensino superior portuguesas, que utilizam seus próprios sistemas de regras e pesos de notas para a seleção. Vale ficar de olho na necessidade de revalidação do diploma e possibilidade de exercício da profissão ao voltar para o Brasil. As inscrições, resultados do processo seletivo e lista de espera seguem as regras e calendário de cada instituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.