Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quais são as principais características da prova do ITA

Primeira fase do vestibular é realizada nesta terça-feira (2); veja como é a primeira fase e o que levar para a realização do exame  

Educação|Do R7

Vestibular do ITA: estudantes devem ficar atentos ao inglês e redação
Vestibular do ITA: estudantes devem ficar atentos ao inglês e redação Vestibular do ITA: estudantes devem ficar atentos ao inglês e redação

Estudantes interessados em seguir uma carreira militar farão entre às 8h e 13h desta terça-feira (2) a primeira fase do vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), um dos mais concorridos do país. 

O vestibular do ITA é conhecido por apresentar questões bem complexas, o que exige do aluno o domínio dos conteúdos aplicados no Ensino Médio. Francisco Markan, coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso, destaca quais são as principais características da prova.

Formato da Prova

O vestibular do ITA possui um formato próprio, o que o diferencia dos demais exames. O vestibular, como outro, é realizado em duas fases, mas existe uma terceira parte de inspeção de saúde, que avalia se o candidato está apto para ingressar na instituição.

A primeira fase é composta por 70 questões objetivas, sendo 15 de matemática, 15 de física, 15 de química, 15 de português e 10 de inglês. Já a segunda fase abrange dois dias de prova. No primeiro, 10 questões de matemática e química, e no segundo, 10 questões de física e redação. 

Publicidade

Nota de corte

A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,0, mas isso não significa que o exame foi fácil. Como há grande complexidade nos enunciados e ampla concorrência, uma pontuação como esta não significa que seja fácil ser admitido na instituição. Os destaques vão para os estudantes que têm domínio de todas as áreas do conhecimento. 

Atenção ao Inglês e a Redação

Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de matemática e física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, a redação equivale a 20% da nota total.

Itens fundamentais para a realização do exame

O candidato não pode esquecer de apresentar seu RG e cartão de inscrição para realizar a prova. Também é importante não deixar de levar lápis, borracha e caneta esferográfica de cor azul ou preta. Régua e esquadro podem ser úteis para resolver as questões de exatas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.