Saúde mental do trabalhador é tema de redação do Encceja
Com mais de 1,1 milhão de pessoas inscritas, o exame realizado neste domingo garante a retomada da trajetória escolar
Educação|Do R7
O segundo turno de provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2023 foi realizado neste domingo (27). O destaque foi a redação.
Para quem busca o certificado do ensino fundamental, a redação teve como tema “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas". Já no caso do ensino médio, a temática diz respeito às “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicou as provas do Encceja 2023 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 1,1 milhão de pessoas estavam inscritas.
Dessas, 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 (82,47%), para o ensino médio.
Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar.
A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.