Educação Sem desespero: o que fazer enquanto não sai o resultado do vestibular?

Sem desespero: o que fazer enquanto não sai o resultado do vestibular?

Candidato deve aproveitar as festas de fim de ano e pensar que fez o seu melhor para manter a calma e evitar a ansiedade 

  • Educação | Beatriz Kawai*, do R7

Acabaram os vestibulares? Saiba o que fazer daqui para a frente enquanto o resultado não sai

Acabaram os vestibulares? Saiba o que fazer daqui para a frente enquanto o resultado não sai

Wayhomestudio/Freepik

Terminou nesta segunda-feira (18) a segunda fase do vestibular da Fuvest 2024, marcando, assim, o fim da  temporada de provas dos vestibulares mais concorridos do país — as provas da Unesp, da Unicamp e do Enem começaram a ser aplicadas aos alunos do ensino médio desde outubro deste ano.

E, após um ano de preparação, simulados, estudos, plantões e finais de semana dedicados às provas, os estudantes podem sentir um vazio enquanto o resultado não sai ou enquanto aguardam para prestar outros vestibulares, como o das Fatecs.

Para especialistas, o candidato deve descansar e aproveitar as festas de final de ano enquanto aguardam os resultados dos principais vestibulares. Outras dicas são evitar pensar demais nos resultados e manter uma rotina equilibrada para aliviar a pressão nos dias que restam — lembrando que a maioria dos vestibulares divulgará a sua lista de aprovados após a metade de janeiro. "É fundamental evitar especulações excessivas, pois isso pode aumentar a ansiedade", diz o coordenador pedagógico do Colégio Poliedro, Patrick Jonny Colman Quadros.

Ele aconselha ocupar a mente com atividades que o estudante tenha controle e relaxar o corpo. Dormir oito horas toda noite, ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico promovem o bem-estar.

"Sair para se divertir, ir ao cinema, rever amigos e passar momentos com a família são coisas para distrair a cabeça que ajudam a aplacar o nervosismo", destaca João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do cursinho Etapa.

Os pedagogos também ressaltam que está tudo bem não passar no vestibular na primeira — ou mesmo na segunda — tentativa. Os vestibulares acontecem todos os anos (às vezes, mais de uma vez por ano) e o candidato terá outras oportunidades de tentar entrar na universidade.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Após a divulgação do resultado, ele lembra que é preciso ter em mente que cada um fez o melhor que pôde durante o ano. "O ideal é manter a calma", acrescenta Pitoscio Filho.

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado em 16 de janeiro, enquanto os aprovados na USP (Universidade de São Paulo) saberão o resultado a partir de 22 de janeiro. Na semana seguinte, 29, a Unicamp divulgará os resultados em seu site, enquanto a Unesp vai divulgar a lista de aprovados de seu processo seletivo no dia 31.

*Sob supervisão de Pedro Marques

Você sonha em viajar o mundo? Saiba como aprender inglês de graça

Últimas