Fuvest 2024: matérias da 2ª fase variam conforme o curso; confira o que pode cair no segundo dia
Candidatos terão quatro horas para responder a 12 questões discursivas, incluindo enunciados interdisciplinares
Educação|Do R7
O último dia da segunda fase da Fuvest, que acontece nesta segunda-feira (18), terá provas com 12 questões discursivas, cujas matérias variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.
No segundo dia de provas, os candidatos responderão sobre história, geografia, matemática, física, química e biologia. O número de questões de cada matéria depende da carreira escolhida.
Aqueles que concorrem a uma vaga em psicologia responderão sobre biologia, história e matemática, sendo quatro questões de cada.
Nas engenharias, cada uma cobra disciplinas diferentes. Por exemplo, para engenharia civil, os participantes farão uma prova de física e matemática, com seis questões cada. Já em engenharia de produção, cairão física, matemática e química, com quatro questões cada.
Os candidatos ao curso de relações internacionais farão seis questões de geografia e seis de história.
O campus escolhido pelo candidato também altera o número de questões da segunda fase. Para medicina em Bauru, as matérias são biologia, geografia e química. O mesmo curso em Ribeirão Preto cobra biologia, física, química e geografia. Já a prova para medicina em São Paulo tem questões de biologia, física e química.
Vale conferir o guia de carreiras, no site da fundação, para verificar as disciplinas específicas.
LEIA: Fuvest 2024: medicina, psicologia e relações internacionais têm maior relação de candidatos por vaga
Exatas e ciências
O professor Mário Fernandes, do cursinho Oficina do Estudante, destaca geometria plana e analítica, análise combinatória e probabilidade como assuntos que podem ser abordados. Funções, polinômios, progressão aritmética e geométrica também podem cair.
O coordenador pedagógico do cursinho Poliedro, Pedro Oscar Lorencini, aconselha demonstrar o raciocínio da conta, o que o candidato fez para encontrar valores e resultado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Em química, Lorencini avalia que cinética, química orgânica e equilíbrio químico devem aparecer nas provas.
Fisiologia humana, genética clássica e molecular e botânica são as grandes apostas para biologia. Além de ecologia, que costuma ser abordada. O professor Gustavo Camanho ressalta as matérias que não caíram na primeira fase e que são prováveis de cair na segunda prova, como fluxo de energia nos ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas e sucessão ecológica.
Humanas
Embora a Fuvest não cobre sociologia e filosofia na segunda fase, as disciplinas ainda podem cair nas questões interdisciplinares, principalmente com as ciências humanas.
As questões de história podem abordar Guerra Fria e a formação dos Estados Unidos, assim como temas que tratam da questão indígena, de africanos, mulheres, operários, periferia e o movimento LGBTQIA+.
“Questões sobre urbanização, população mundial e agropecuária devem aparecer, assim como temáticas que envolvem problemas urbanos", diz o professor de geografia Daniel Simões.
Outros temas estão ligados a povos indígenas, parques nacionais, reservas ambientais e extrativistas, atividades de mineração e demais atividades econômicas que tenham algum impacto no desmatamento e fronteira agrícola.
Os candidatos responderão a dez questões de português e a redação neste domingo (17), no primeiro dia da segunda fase, será igual para todos os participantes.
Para os cursos em artes cênicas, artes visuais e música também é preciso participar da prova de competências específicas — iniciado em 11 de dezembro.
NÃO PERCA: Descanso e organização: 7 dicas para afastar o nervosismo antes da 2ª fase da Fuvest