Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sisu 2020: Instabilidade e lentidão marcam primeiro dia de inscrições 

Estudantes relataram problemas durante inclusão de dados no Sistema de Seleção Unificada; pasta diz que falha ocorreu devido ao número de acessos

Educação|Ricardo Pedro Cruz, do R7, com informações da Agência Brasil

Candidatos relataram instabilidade durante inscrição no Sisu
Candidatos relataram instabilidade durante inscrição no Sisu Candidatos relataram instabilidade durante inscrição no Sisu

O primeiro dia de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi marcado por relatos de lentidão, ansiedade e reclamações de estudantes de várias regiões do Brasil. O assunto ficou entre os mais comentados no Twitter ao longo desta terça-feira (21). O Ministério da Educação, que chegou a negar problemas com a plataforma de inscrição durante a manhã, no início da tarde confirmou a instabilidade por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa da pasta. 

Logo nas primeiras horas do dia, candidatos relataram por meio das redes sociais que não estavam conseguindo acessar o sistema. As publicações indicavam a recorrência de uma mensagem informando o encerramento das inscrições. Em outros casos descritos ao longo da tarde, alguns estudantes também apontaram a ausência de alguns campos para a inclusão de dados.

Ainda durante o período da manhã, pouco antes de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da educação, Abraham Weintraub, publicou um vídeo um seu perfil no Twitter com o objetivo de tranquilizar os candidatos. “O Sisu está funcionando normalmente. Já temos quase 500 mil inscrições”, disse.

Na mesma publicação, o ministro também ressaltou que as inscrições vão até domingo (26). O prazo, que acabaria na sexta-feira (24), foi estendido por conta de problemas na correção do Enem que, de acordo com a pasta, teria afetado cerca de 6 mil participantes do processo de seleção.

Publicidade

Leia também

No início da tarde, entretanto, o Ministério da Educação, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, confirmou que as inscrições no Sisu enfrentam lentidão. De acordo com informações da Agência Brasil, o comunicado diz ainda que a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos e que o serviço deve ser normalizado em breve”. 

Além dos problemas com as inscrições, estudantes também compartilharam na rede social a ansiedade e apreensão com o processo de seleção. Ao todo, são oferecidas 237 mil vagas em 128 universidades federais. As inscrições vão de 21 a 26 de janeiro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.