Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sisu: veja como garantir uma vaga em uma faculdade pública

Estudantes devem ficar atentos às notas de corte. Inscrições para a seleção terminam nesta sexta-feira (9)

Educação|Do R7

Estudantes têm até amanhã para participar do Sisu e concorrer a uma vaga em uma universidade
Estudantes têm até amanhã para participar do Sisu e concorrer a uma vaga em uma universidade Estudantes têm até amanhã para participar do Sisu e concorrer a uma vaga em uma universidade

O Sisu (Sistema de Seleção Unifcada) é a principal porta de entrada para os estudantes que que querem ingressar em uma universidade pública, principalmente nas federais. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (9). Confira algumas dicas para conquistar uma vaga.

Para se dar bem no Sisu é preciso entender como funciona o processo de seleção. Pode concorrer pelo Sisu os estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não tiraram zero na redação.

Leia também

“O Sisu é um leilão eletrônico de vagas. São mais de 209 mil oportunidades a serem distribuídas no Brasil e quem tiver a maior nota leva a vaga. Como não é possível fazer isso num espaço físico, acontece na plataforma do Sisu”, explica Rommel Domingos, diretor de Ensino do Grupo Bernoulli.

Os interessados que fizeram a inscrição na útima terça-feira (6) devem ficar atentos às alterações e mudanças nas notas de corte das instituições escolhidas. Durante os dias de inscrições, os candidatos podem modificar suas opções quantas vezes quiserem e assim simular os resultados. O sistema irá considerar a última opção preenchida, no quarto dia.

Publicidade

“Incentivamos todos a fazer a simulação, pois só através dela é que o estudante consegue ver sua colocação. Um grande erro é fazer uma única aposta ao se inscrever só no último dia”, reforça Domingos.

Os candidatos devem entender como as instituições de ensino calculam as notas para fazer uma escolha estratégica. “Algumas instituições usam de maneiras diferentes as notas do Enem. Algumas avaliam pela média das áreas cobradas, outras podem dar pesos diferentes às notas", explica. "Durante os três dias de inscrição, a nota de corte (nota do último aluno que está classificado no momento) oscila, devido a entrada e saída de alunos com notas diferentes em uma mesma quantidade de vagas. É importante acompanhar essa movimentação”, avalia.

Publicidade

Outra dica é consultar os sites das instituições antes de fazer uma escolha. Vale pesquisar a sobre a nota de corte nos últimos três anos. As notas variam, mas pode ser um norte.

O resultado deve ser divulgado na próxima terça-feira (13). O estudante deve fazer a matrícula, caso contrário perderá a vaga. Aqueles que não foram aprovados nem na primeira, nem na segunda opção, podem escolher em qual lista de espera entrar. O acompanhamento deve ser feito diretamente pelo site da faculdade.

Publicidade

Cronograma

Inscrições até 9 de abril;

Resultado da chamada única: 13 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.