Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

 Taylor Swift vira tema de curso universitário de letras na Bélgica que analisa letras de suas músicas

Disciplina usará a obra da cantora como ponto de partida para aproximar alunos de clássicos como Sylvia Plath e Shakespeare

Educação|Vivian Masutti, do R7

Taylor Swift vem ao Brasil em novembro
Taylor Swift vem ao Brasil em novembro

Taylor Swift será tema de um curso optativo de literatura na Universidade de Ghent, na Bélgica, que vai usar as letras de suas músicas para estudar desde autores do século 14 até a obra da canadense Margaret Atwood, autora de "O Conto da Aia".

Com início previsto para o mês que vem, a disciplina, intitulada Literatura: Versão de Taylor, foi criada pela professora-assistente Elly McCausland e tem a missão de aproximar os alunos de autores clássicos como William Shakespeare, Charlotte Brontë e Sylvia Plath por meio de comparações com a obra da americana.

“Nunca recebi tantos emails de alunos entusiasmados perguntando se podem fazer o curso. Até pessoas que não fazem parte da universidade me procuraram”, diz McCausland ao The Guardian

Na canção The Great War, por exemplo, a docente encontrou elementos usados por Sylvia Plath (1932-1963) no poema Daddy. 


· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram


“Eu meio que pensei: por que ninguém está falando sobre isso? Quero mostrar aos alunos que esses textos podem ser acessíveis se os olharmos de um ângulo ligeiramente diferente”, afirma McCausland ao jornal. “Então, Shakespeare, de alguma forma, aborda muitas das mesmas questões que Taylor Swift hoje, o que parece loucura. Mas é."

Em 2022, o Instituto Clive Davis, da Universidade de Nova York, foi o primeiro a levar a rainha do pop para a academia, com um curso que examinava seus apelos e suas aversões, entre outros aspectos.


E a música de Swift seria perfeita para isso, já que está cheia de referências literárias que merecem um olhar mais profundo na medida em que alterna estilos para tratar de questões universais a partir de experiências pessoais.

“Haverá críticos que acharão isso meio frívolo e bobo”, diz ela ao Guardian. “O foco é a literatura, mas também quero que pensemos criticamente sobre o trabalho de Taylor Swift."

VEJA MAIS: Sete vezes em que Taylor Swift mostrou ser um gênio do marketing

" gallery_id="635075da19d224dde4000235" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/educacao/taylor-swift-vira-tema-de-curso-universitario-de-literatura-na-belgica-que-analisa-as-letras-de-suas-musicas-15082023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.