Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Tema da redação é complexo e exige leitura atenta dos textos de apoio, alertam professores

Termo 'invisibilidade' já havia aparecido na proposta de dissertação da edição de 2021 do exame

Educação|Vivian Masutti, do R7


Caderno do Enem 2023 com os textos de apoio para a proposta de redação
Caderno do Enem 2023 com os textos de apoio para a proposta de redação

Segundo professores ouvidos pelo R7, os textos de apoio são fundamentais para compreender a proposta deste ano, "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

PROGRAME-SE: R7 e Aprova Total vão divulgar gabarito extraoficial e farão correção do exame ao vivo

Isso porque “trabalho de cuidado realizado pela mulher” pode ter dupla interpretação. "Pode ser a mulher como cuidadora, e a mulher trabalhando a questão do cuidado com a família e com as tarefas domésticas", avalia Denise Leal, coordenadora de redação do Fibonacci Sistema de Ensino.

Para a professora Daniela Cristina da Silva Garcia, do Aprova Total, a proposta deste ano exige bastante do estudante. "É um tema formado por muitas pequenas partes, o que dificulta a compreensão do candidato", diz.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

"O primeiro texto motivador fala de trabalho remunerado e de trabalho não remunerado, então, ele abre dois mundos, e é aí que o aluno passa a ter duas possibilidades e até a chance de transitar entre elas", completa.

Publicidade

Daniela Garcia, professora titular de redação do curso Enem Gratuito, lembra que a questão da invisibilidade já foi um termo que apareceu na proposta de 2021 — "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

"É um assunto muito relevante e poderia ser complicado se os estudantes já não o tivessem visto no exame anterior."

Na edição de 2022, o assunto havia sido os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Temido pelos estudantes, o texto dissertativo-argumentativo é a única etapa do exame em que o candidato pode tirar mil, já que o restante do teste é avaliado de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o desempenho dos outros candidatos para atribuir uma nota ao aluno.

Confira todos os temas cobrados

Enem 2009: "O indivíduo frente à ética nacional" (Enem regular).

Enem 2010: "O trabalho na construção da dignidade humana" (Enem regular) e "Ajuda humanitária" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2011: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado" (Enem regular) e "Cultura e mudança social" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2012: "O movimento imigratório para o Brasil no século 21" (Enem regular) e "O grupo fortalece o indivíduo?" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2013: "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" (Enem regular) e "Cooperativismo como alternativa social" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2014: "Publicidade infantil em questão no Brasil" (Enem regular), "O que o fenômeno social dos 'rolezinhos' representa?" (Enem PPL e reaplicação) e "Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação).

Enem 2015: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (Enem regular) e "O histórico desafio de valorizar o professor" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2016: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil "(Enem regular primeira aplicação), "Caminhos para combater o racismo no Brasil" (Enem regular segunda aplicação) e "Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2017: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" (Enem regular) e "Consequências da busca de padrões de beleza idealizados" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2018: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (Enem regular) e "Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2019: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" (Enem regular) e "Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (Enem impresso), "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (Enem digital) e "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"(Enem regular) e "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" (Enem regular) e "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

VEJA MAIS: Baralho, macetes e musiquinhas: veja 7 dicas para memorizar fórmulas de matemática brincando

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.