Educação Trabalho invisível de cuidado feito pela mulher no Brasil é o tema da redação do Enem deste ano

Trabalho invisível de cuidado feito pela mulher no Brasil é o tema da redação do Enem deste ano

Alunos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo no qual apresentem uma proposta de solução para a questão

  • Educação | Vivian Masutti, do R7

Redação é a única etapa em que aluno pode tirar mil

Redação é a única etapa em que aluno pode tirar mil

Freepik

O tema da redação do Enem deste ano é "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", informou o Ministério da Educação em suas redes sociais, logo após o início da prova.

Na edição passada, o assunto havia sido os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

PROGRAME-SE: R7 e Aprova Total vão divulgar gabarito extraoficial e farão correção do exame ao vivo

Temido pelos estudantes, o texto dissertativo-argumentativo é a única etapa do exame em que o candidato pode tirar mil, já que o restante do teste é avaliado de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o desempenho dos outros candidatos para atribuir uma nota ao aluno.

PROGRAME-SE: R7 e Aprova Total vão divulgar gabarito extraoficial e farão correção do exame ao vivo

A redação do Enem é conhecida por ser uma "receita de bolo", pois, para se sair bem, há um modelo de escrita pré-programado, composto de tese, desenvolvimento, conclusão e proposta de solução, que garante resultados.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

O ponto de vista do aluno deve ser apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Além disso, é preciso elaborar uma sugestão de intervenção social para a questão apresentada no texto que respeite os direitos humanos.

O material produzido é avaliado por pelo menos dois professores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Essa é a única prova dos grandes vestibulares em que a nota varia de zero a mil. Caso tire zero, o candidato é eliminado.

Edições já tiveram dois ou três temas

A cada ano, ao longo da história do Enem, a prova teve pelo menos dois temas de redação — um cobrado na aplicação regular, e o outro, no exame voltado para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O chamado Enem PPL será aplicado neste ano nos dias 12 e 13 de dezembro.

Também fazem essa prova os estudantes que foram prejudicados por questões logísticas no dia do Enem regular.

Em alguns anos, no entanto, houve exceções. Em 2020, o Enem teve um terceiro tema. Era a primeira aplicação da versão digital, com uma prova diferente da impressa.

Em 2016, houve duas aplicações regulares, devido a um amplo movimento de ocupação de escolas por alunos em várias cidades do país. Entre os motivos do protesto estava o novo ensino médio, que na época acabava de ser proposto por meio de uma medida provisória. As ocupações de alguns locais impediram a realização das provas na data regular.

Houve também três aplicações em 2014. Nesse ano, 31 candidatos de Pernambuco não conseguiram fazer o Enem regular, por causa, principalmente, de falta de energia no local.

Eles fariam a reaplicação com o Enem PPL, mas o caminhão dos Correios que transportava os cartões de resposta e as provas de redação para correção foi roubado no Rio de Janeiro, o que levou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a realizar uma terceira aplicação das provas para eles.

Já em 2009, na primeira aplicação do novo Enem, quando o exame passou a ter o formato atual e servir de porta de entrada para o ensino superior, o vestibular teve somente um tema de redação, o da aplicação regular. Isso porque o Enem PPL começou a ser aplicado apenas em 2010.

Todas as provas e os gabaritos do Enem estão disponíveis na página no Inep.

Confira os temas de redação cobrados no Enem

Enem 2009: "O indivíduo frente à ética nacional" (Enem regular).

Enem 2010: "O trabalho na construção da dignidade humana" (Enem regular) e "Ajuda humanitária" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2011: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado" (Enem regular) e "Cultura e mudança social" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2012: "O movimento imigratório para o Brasil no século 21" (Enem regular) e "O grupo fortalece o indivíduo?" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2013: "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" (Enem regular) e "Cooperativismo como alternativa social" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2014: "Publicidade infantil em questão no Brasil" (Enem regular), "O que o fenômeno social dos 'rolezinhos' representa?" (Enem PPL e reaplicação) e "Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação).

Enem 2015: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (Enem regular) e "O histórico desafio de valorizar o professor" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2016: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil "(Enem regular primeira aplicação), "Caminhos para combater o racismo no Brasil" (Enem regular segunda aplicação) e "Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2017: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" (Enem regular) e "Consequências da busca de padrões de beleza idealizados" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2018: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (Enem regular) e "Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2019: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" (Enem regular) e "Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (Enem impresso), "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (Enem digital) e "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"(Enem regular) e "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" (Enem regular) e "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil" (Enem PPL e reaplicação).

VEJA MAIS: Baralho, macetes e musiquinhas: veja 7 dicas para memorizar fórmulas de matemática brincando

Últimas