Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para o Enem 2024

A taxa de R$ 85 pode ser paga até a próxima quarta-feira, dia 12 de junho; provas serão em 3 e 10 de novembro

Educação|Do R7

Movimento de candidatos para a prova do Enem (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 12.11.2023)

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 terminam às 23h59 desta sexta-feira (7). Já o prazo para pagar a taxa de R$ 85 vai até a próxima quarta-feira, dia 12 de junho. O valor pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e utilizar o cadastro na conta gov.br. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal.

Também termina nesta sexta-feira (7) o prazo para as pessoas que desejam ter algum tipo de atendimento especializado ou tratamento por nome social fazerem a solicitação.

O Inep alerta sobre a necessidade de todos os candidatos fazerem as inscrições. Até mesmo os isentos, que não precisam pagar, mas a aprovação da isenção da taxa não significa que a inscrição no Enem 2024 foi realizada automaticamente.

Publicidade

Rio Grande do Sul

Os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever, devido à calamidade pública no estado, mas podem também fazer a inscrição no período regular. O Ministério da Educação trabalha em um novo calendário para esse público, que também terá a isenção da taxa de inscrição garantida (inclusive nos casos de justificativa de ausência, na edição de 2023, reprovada).

Publicidade

Provas

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Publicidade

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. O participante também responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O participante “treineiro” será submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.


Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.