Travestis e transexuais podem usar nome de escolha para inscrição no Enem
Apesar de não prevista no edital, medida consta nas “Perguntas Frequentes” do site do exame
Educação|Do R7
Para inscrição no Enem (Exame Nacional de Ensino médio) 2014, candidatas transexuais e travestis podem optar por utilizar o nome pelo qual escolheram ser tratados em seus meios sociais, sem ser o que consta na certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Apesar de não estar prevista no edital do Enem 2014, divulgado na última sexta-feira (9), a medida consta nas“Perguntas Frequentes” do site do Enem.
— O participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação pelo telefone 0800 616161, até o final do período de inscrição (23 de maio), diz texto.
Estudantes transexuais podem escolher o nome que vão usar em escolas de São Paulo
A efetivação da medida tem relação com ações da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AGBLT), que chegou a se reunir com o ministro da Educação, José Henrique Paim.
Enem deve ser aplicado para mais de 8 milhões de pessoas, prevê MEC
A entidade se debruçou sobre o tema abraçou sobre o tema desde a última edição do Enem, quando candidatas transexuais se disseram constrangidas ao ter de assinar um formulário destinado a estudantes que não tinham identidade ou documentos oficiais.
O edital do Enem com as informações completas sobre o exame está no site do Inep.













