Três alunos do sistema Elite são aprovados em universidades americanas
Vários alunos do Sistema Elite de Ensino já haviam conseguido bolsas de estudo
Educação|Do R7
Estudar em uma renomada universidade americana parece um sonho distante para muitos alunos do Ensino Médio brasileiro. Mas, para três alunos do Sistema elite de Ensino o sonho se transformou em realidade.
Vinícius Canto Costa, Roberta Dutra e Heitor Barros fizeram parte da segunda turma do projeto ELITE pelo Mundo (EPM) e integram um grande grupo de alunos desse colégio que foram aprovados em universidades de reconhecimento mundial.
Vinícius Canto Costa, de 18 anos de idade, foi aprovado em Yale University e, ainda, ficou na lista de espera de Harvard, Columbia e Duke. Roberta Dutra, de 17 anos, foi aprovada em Grinnell College, além de ter passado no vestibular de direito da UFRJ. Já Heitor Barros, de 18 anos, foi aprovado em Illinois Institute of Technology e na Syracuse University.
Quem olha apenas para o resultado pensa que a aprovação foi fácil e que não houve dificuldades no caminho desses três alunos. Porém, se a rotina de um estudante comum de pré-vestibular ou pré-militar é intensa, imagina ainda dedicar-se as aulas especiais de inglês, palestras, diversas ações sociais, entre outras atividades?
Foi um ano difícil para os alunos do EPM (além do Vinícius, Heitor e Roberta, outros cinco alunos participaram do projeto), mas o aprendizado fica para o resto da vida. E no final dessa jornada, o que cada um leva é o aprendizado, como conta Roberta:
— Ao receber a carta de admissão da Grinnell College, fiquei extremamente feliz. Minha felicidade, entendam, vai além da possibilidade concreta de estudar nos Estados Unidos e ter uma educação de excelência; minha maior felicidade trata da percepção de que todos os meus esforços valeram a pena e foram recompensados.
História do projeto Elite pelo Mundo
Vários alunos do Sistema Elite de Ensino já haviam conseguido bolsas de estudo em universidades fora do país, antes mesmo da criação do Elite pelo Mundo. Entre essas instituições estão: Massachusetts Institute of Technology (EUA), Harvard University (EUA), École Polytechnique (França) e Tohoku University (Japão).
Em 2012, o aluno do Elite João Vogel, na época recém aprovado para Harvard, teve a ideia de estruturar um projeto que ajudasse jovens estudantes a conseguir a aprovação em universidades americanas. Foi dessa maneira que o EPM surgiu.
O primeiro processo seletivo para a turma do projeto foi organizado e liderado pelo próprio João Vogel. Porém, ele tinha a viagem marcada para Harvard e a responsabilidade do projeto ficou nas mãos da professora de inglês, Lílian Anastácio.
— O Elite pelo Mundo é a oportunidade de alcançar um objetivo que para muitos é inatingível. Nosso objetivo é ser o meio pelo qual um aluno de Ensino Médio pode conseguir um futuro brilhante, por conseguir fazer uma graduação em uma universidade no exterior.
Atualmente, o Elite pelo Mundo conta com três turmas, uma para cada ano do Ensino Médio. O processo seletivo acontece todo início de ano e é composto por preenchimento de formulário, análise de currículo e entrevista. O projeto conta com palestras, aulas específicas de inglês, orientação sobre as características gerais das universidades americanas, entre outros direcionamentos.
Além das atividades citadas, o Elite pelo Mundo orienta o aluno na captação de recursos financeiros (bolsas acadêmicas) para estudar nas universidades americanas. Todas as atividades oferecidas no projeto são gratuitas.













