Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

'Tudo indica' que Enem será realizado neste ano, diz ministro

Durante inauguração de escolas em Santa Catarina, Milton Ribeiro declarou que exame deve ser realizado em  'outubro ou novembro'

Educação|Karla Dunder, Do R7*

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que Enem pode ocorrer entre outubro e novembro
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que Enem pode ocorrer entre outubro e novembro Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que Enem pode ocorrer entre outubro e novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou nesta sexta-feira (14) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) "poderá ocorrer em outubro ou novembro" deste ano. 

Ribeiro participou de um evento de inauguração de escolas em Blumenau, Santa Catarina, e ao ser questionado sobre os documentos internos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vazados que indicavam a realização das provas do Enem seriam aplicadas em janeiro de 2022, o ministro afirmou que "são conversas de bastidor". E declarou: "Tudo indica que poderá ocorrer em outubro ou novembro, a data deve ser verificada de acordo com o andamento da pandemia."

Leia também

O ministro da Educação também se referiu ao ofício encaminhado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo uma suplementação de verbas para o MEC. "Eu assinei um documento pedindo recomposição de alguns orçamentos, sobretudo aqueles que atingem as universidades federais e uma parte deles o senhor ministro da Economia já repôs."

Enem

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (11) com as metas do ano do Inep para o ano de 2021 não previa a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Publicidade

Durante uma reunião com o CNE (Conselho Nacional de Educação), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, foi questionado sobre a realização do exame ainda neste ano e ele informou que "definirá data do Enem neste mês". Também falou que há um engajamento "de todos os servidores para que o exame seja realizado neste ano", mas, ao mesmo tempo, destacou questões orçamentárias.

Na quinta-feira (13), documentos internos do Inep, entre eles um despacho, mostravam que já havia a intenção de aplicar as provas do Enem nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022. O Inep nega a informação.

*Com a colaboração de Daina Fernandes com áudio de Fábio Bublitz e Stevão Limana

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.