Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unesp abre nesta segunda-feira inscrições para vestibular 2019

O valor da taxa de inscrição é de R$ 170 e os pedidos de isenção e redução podem ser feitos de 3 a 9 de setembro. São ofertadas 7.365 vagas

Educação|Plínio Aguiar, do R7

Na foto, campus da Unesp no município de Assis, no interior de São Paulo
Na foto, campus da Unesp no município de Assis, no interior de São Paulo Na foto, campus da Unesp no município de Assis, no interior de São Paulo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) abriu nesta segunda-feira (10) as inscrições para o vestibular 2019. São ofertadas 7.365 vagas.

As inscrições serão feitas na página da Vunesp, organizadora do certame, no período que vai de 10 de setembro a 8 de outubro.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 170 e os pedidos de isenção e redução dessa taxa podem ser feitos de 3 a 9 de setembro.

A prova da primeira fase está agendada para 15 de novembro e as provas da segunda fase serão em 16 e 17 de dezembro. A oferta é de 7.365 vagas em cursos de graduação, localizados em 23 cidades paulistas.

Publicidade

Nome Social

Em junho do ano passado, a universidade aprovou o uso de nome social para transgêneros na instituição. Em nota, denominou a decisão como pioneira entre as universidades públicas paulistas.

Publicidade

Além de alunos e professores, a resolução inclui pós-docs, servidores temporários, visitantes e participantes de eventos. No entanto, a medida não permite a mudança do sobrenome "como o uso de algum nome famoso ou artístico, pois distorceria o princípio da lei que é a dignidade e o constrangimento do nome civil".

A Unesp esclarece que, internamente, só o nome social será usado, mas em documentos para uso externo haverá tanto o nome social quanto o civil.

A Universidade de São Paulo (USP), ao final de 2016, definiu que todos os documentos internos, como chamada, cartão USP, atestado, entre outros, teriam apenas o nome social da pessoa trans. Os externos, como diploma e histórico escolar, seguem o mesmo padrão da Unesp.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.